Giuliano Marcos merece todo o espaço que tem no Balanço Geral

Publicado em 23/08/2017

Fernanda Montenegro em uma entrevista memorável, comentou que um grande ator, nasce dos tablados do teatro e de sua persistência a profissão. Se desistir, não é do ramo. Se sofrer por causa da profissão,  e mesmo assim sentir vontade de seguir essa carreira, você descobre na hora que é da classe.

Ilustrei essa resenha para falar de um repórter que eu acompanho durante alguns meses pela TV. Ele se chama Giuliano Marcos, e em suas reportagens para o Balanço Geral São Paulo, ele mostra toda a sua desenvoltura. Sem pieguice e sempre com respeito ao telespectador, em especial ao personagem da reportagem, Giuliano consegue tirar boas confidências do entrevistado e emocionar o telespectador. Mas sem cair no sensacionalismo barato, algo que vem acontecendo nos telejornais do país com frequência.

Leia também: Jonathan Azevedo celebra permanência de Sabiá em A Força do Querer após sucesso: “Ele morreria”

Dia desses, ele entrevistou um casal de idosos, que se apaixonaram. Mesmo com a timidez da senhora, o repórter conduziu a matéria com uma delicadeza, que eu juro que me emocionei. Se o profissional não for competente, ele não consegue entregar um material bom. Mas, Giuliano tem humildade e humanidade, algo que alguns coleguinhas perderam ao longo da jornada. Vaidade é a grande vilã de qualquer profissão. Se você se achar muito, o sistema te engole. Tudo na vida é momentâneo.

Enfim, é tão bom ver coleguinhas que carregam em seu olhar uma garra e desenvoltura. Que mesmo sem falar, diz em sua face: ‘eu amo o que eu faço’. Giuliano mostra o seu personagem (entrevistado) como protagonista, e, não se perde no egocentrismo que cerca o nosso meio. Para ele, a notícia é o mais importante, e, isso faz uma grande diferença. Que orgulho eu sinto de dizer que eu sou jornalista ao ver um profissional que apresenta a profissão como ela é de verdade. Sem maquiagem, sem vaidades, só de verdades.

Giuliano, continue nos presenteando com suas matérias, pois um grande contador de histórias, você já mostrou que é.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade