Tarde indefinida

Fim do Se Joga? Quarentena pode servir para ajustes urgentes na grade da Globo

Jornal Hoje prolongado mostra que informação de qualidade tem público cativo

Publicado em 15/06/2020

Apesar de a Globo não confirmar oficialmente, o Se Joga pode não voltar à grade da emissora. O vespertino saiu do ar junto com os outros dois programas de entretenimento diários para poupar a equipe na quarentena, além de abrir espaço para o jornalismo na grade.

No entanto, Encontro com Fátima Bernardes já voltou, com participação de Ana Maria Braga. Ou seja, só falta o Se Joga. Enquanto não há nada confirmado, Fernanda Gentil estreou um quadro no É de Casa, o Mundo Gentil. Humoristas que participavam do Se Joga, como Dani Calabresa e Paulo Vieira, já foram avisados que não voltam. Vieira, inclusive, já bate ponto no Fantástico.

Com isso, fica cada vez mais forte a impressão de que o vespertino pode mesmo não retornar. E há um motivo bastante claro para esta aparente falta de pressa.

Ao contrário da programação provisória matinal, que viu o programa Combate ao Coronavírus perder força, o Jornal Hoje prolongado da tarde vem funcionando muito bem. O noticioso de Maju Coutinho devolveu a liderança da Globo no horário, posição que o Se Joga não conseguia alcançar. Sendo assim, enquanto o JH estiver indo bem, não há motivo para mudanças.

O bom desempenho do Jornal Hoje demonstra, também, o tamanho da rejeição da audiência da emissora ao Se Joga. Bastou a atração deixar a grade que os olhos do público voltaram-se novamente à Globo. É um sinal claro do fracasso do substituto do Vídeo Show. E, também, uma prova de que informação de qualidade sempre vai atrair o público.

Mais informação

Entretanto, há que se levar em consideração que o momento atual está propício para o jornalismo. Afinal, não apenas a pandemia ainda rende muitas notícias, como também a crise política e econômica. Os jornais estão abastecidos e atraem a audiência. Mas é possível que estes assuntos comecem a perder a urgência conforme o tempo vai passando.

Sendo assim, é prudente que a direção da emissora aguarde o desenrolar do desempenho do Jornal Hoje antes de fazer qualquer mudança radical na grade. É preciso saber se esta audiência é sazonal ou não.

Porém, mesmo que esta nova audiência não se consolide, fica a lição. O Se Joga realmente não funcionou, e há uma demanda por informação à tarde. Ou seja, uma revista eletrônica mais informativa poderia ser mais adequada à faixa horária do que um Hoje enorme, ou um game show sem propósito.

A programação provisória trouxe respostas à questão sobre o que, afinal, o público da tarde quer assistir. Cabe à direção da Globo ouvi-las, antes de definir qualquer nova mudança.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade