Faixa de final de noite na CNN Brasil vira uma revista morna

Canal promoveu reformulação na sua grade noturna, para o horário pós-William Waack

Publicado em 5/20/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A CNN Brasil promoveu uma reformulação na sua grade noturna, para o horário pós-telejornais da noite, logo após o boa noite diário na despedida do sisudo William Waack. A ideia foi dar à faixa a partir das 22h30 e até pouco depois da meia-noite um aspecto de revista de final de noite, com temas mais leves, variados, fora do hard news e dos debates políticos que dominam o dia inteiro nos canais noticiosos.  

O resultado, de uma forma geral, resultou numa faixa noturna morna, quase fria, sem adrenalina, cheia de documentários, enlatados, com exceção à boa estreia do programa com o médico Roberto Kalil e de um providencial programa de fuga com viagens e turismo para as noites de sábado.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O programa das segundas-feiras, o Realidade CNN, é um compilado dos enlatados da matriz. Apresentado por Luciana Barreto, a brasileira apenas faz as cabeças da atração, que reúne produções internacionais da casa, com legendas.

A promessa é trazer o melhor dos documentários internacionais, com focos em temas como saúde, política, economia, biografias, história e ciências, entre outros. O programa de estreia foi sobre turismo, sobre um hotel de luxo nas Ilhas Fogo, no litoral do Canadá, numa reportagem feita por um jornalista britânico. Na semana seguinte, a atração foi a Tunísia. É muito olhar estrangeiro sobre ambientes exóticos quando o que a gente mais precisa em programas deste tipo é exatamente o olhar do nosso jornalismo.

Para as noites de terça-feira, também ficam reservadas as reportagens especiais, com apresentadores variados do cardápio internacional da CNN. Nas estreia, foi o documentário Covid War, ou a Guerra da Covid, produção da CNN norte-americana. A cabeça brasileira foi feita por Rafael Colombo.

Para a quarta-feira, ficou a melhor novidade para a faixa com a chegada do CNN Sinais Vitais, uma produção local com apresentação do cardiologista Roberto Kalil – um nome à altura para quem está acostumado a ver as reportagens e entrevistas conduzidas pelo também excelente Dráuzio Varella na TV Globo.

CNN Sinais Vitais, com Roberto Kalil, vai ao ar às quartas-feiras, às 22h30. Foto: Kelly Queiroz/CNN

O médico Kalil é dotado de credibilidade e fama para apresentar ao público leigo avanços e esperanças direto do mundo da medicina.  No programa da estreia, foram apresentados bastidores do Incor, do Hospital das Clínicas, em São Paulo, e a chegada dos aparelhos ECMO, a máquina que atua como um pulmão artificial e ajuda no salvamento de pacientes com Covid-19 em estado grave. Inspirado no CNN Vital Signs, da CNN dos EUA, o correlato brasileiro  tem por mérito abordar a área de medicina de uma forma otimista, do ponto de vista dos seus avanços. É um momento importante para um programa assim na televisão. O episódio da semana seguinte manteve o padrão e abordou a vida pós-Covid, contanto as histórias de superação de quem enfrentou a doença. Entre os convidados de Kalil, esteve o também renomado médico infectologista David Uip.

Evaristo Costa saltou dos domingos com o CNN Séries Originais para a noite de quinta-feira, sem muita mudança em relação ao repertório, mas numa tentativa mais do que válida de fugir do concorrido horário em que disputava com as notícias quentes da semana, seja contra o Fantástico, da TV Globo, ou o Domingo Espetacular, da Record TV. Em mais uma tentativa de programação propositiva para estes tempo de noticiário tão sombrio, está sendo exibida a série A Ciência da Felicidade, num misto de reportagens feitas no Brasil e vindas de fora.

CNN Nosso Mundo nas noites de sexta-feira, é um programa de entrevistas com gente demais fazendo perguntas, o que fica um tanto disperso e não dá uma personalidade própria à atração. Uma personalidade relevante é sabatinada pelas pratas da casa Luciana Barreto, Thaís Herédia, Lia Bock e Rita Wu. No programa de estreia, o entrevistado foi o neurocientista Miguel Nicolelis; na semana seguinte foi a vez da cientista política Ilona Szabó, do Instituto Igarapé, uma ONG voltada a questões de segurança pública, climática e digital.

Fechando todas as noites, de segunda a sexta-feira, a partir de 23h30, o trio formado por Gabriela Prioli, Leandro Karnal e Mari Palma a cada dia debate um tema com a presença ou não de algum convidado, em mais um formato de muita gente pra falar sobre um mesmo assunto, sendo que eles na quase totalidade das vezes sempre concordam entre si. Não há debate ,divergência, nem discussão. São três talentos e três expertises próprias: melhor seria se eles se revezassem a cada dia cada qual no seu próprio programa, com sua cara e seus próprios argumentos. Gabriela com seu conhecimento da área do Direito e política, Leandro Karnal traduzindo a academia para o grande público e Mari Palma com uma pegada atraente ao público mais jovem carregariam sozinhos seus próprios quadros.

Cabe às noites de sábado, começando mais cedo, o filé mignon da semana. Sob comando de Daniela Filomeno, o CNN Viagem & Gastronomia, ás 21h, é um fuga necessária, ainda mais nestes tempos de isolamento por conta d pandemia. Baseado no gringo CNN Travel, apresenta roteiros que prezam pela exclusividade e requinte.

A jornalista refaz na CNN Brasil uma jornada no melhor estilo grande momentos de Glória Maria no Globo Repórter. Ela faz os passeios e viagens dos sonhos dos telespectadores pelo Brasil. No programa de estreia, gravado na Comuna de Ibitipoca,  interior de Minas Gerais, pudemos ver a apresentadora entrar numa banheira ao ar livre, jogar-se numa cachoeira com gritinhos pela água fria, fazer mountain bike, explorando a natureza em uma comunidade sustentável e saboreando invejáveis quitutes da culinária mineira. No programa seguinte, o destino dos sonhos foi a linda Paraty/RJ.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de sua autora e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio