Erros estratégicos e desgaste da fórmula minaram Domingo Show

Publicado há um ano
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última semana, a Record TV definiu que Geraldo Luís retornará ao Balanço Geral SP, com a missão de substituir Reinaldo Gottino, que deixou a emissora. A volta de Geraldo ao noticiário é, também, uma forma de tentar recuperar a audiência perdida do jornalista. Isso porque seu atual programa, Domingo Show, vem amargando baixos índices de audiência. E o parco desempenho é resultado de vários erros da emissora, somado ao desgaste da fórmula “chorosa”.

Domingo Show é, basicamente, um programa de histórias. E Geraldo Luís, para o bem e para o mal, é muito bom nisso. O apresentador consegue segurar a atenção do público com sua narrativa. No roteiro, quase sempre, há um artista sumido buscando ajuda, ou anônimos vivendo dramas. Em suma, uma fórmula que abusa da “emoção”, ingrediente básico para a maioria dos programas dominicais.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Porém, no recente cenário, Domingo Show tem tido dificuldades ao concorrer com o Domingo Legal, do SBT, que investe, basicamente, em game shows. Ou seja, as histórias chorosas de Geraldo Luís cansaram o público, que prefere se divertir com as tortas na cara de Celso Portiolli.

Domingo Show sem tempo

Além disso, o Domingo Show também foi vítima de uma estratégia de programação equivocada da Record. Inicialmente, a atração registrava ótimos índices de audiência. Não apenas ganhava do SBT, como também incomodava a Globo. Sem dúvidas, foi o bom desempenho do programa de Geraldo que colaborou com a extinção do Esquenta!, de Regina Casé.

Porém, quando o SBT reduziu o tempo do Domingo Legal para acomodar o Mundo Disney, a Record viu um concorrente sair de cena. Assim, se sentiu à vontade para reduzir, também, o Domingo Show, como uma forma de contenção de despesas. Neste processo, Geraldo deixou de ser ao vivo e perdeu palco e plateia. Tornou-se um programa de reportagens.

Neste meio-tempo, Domingo Legal recuperou o tempo perdido e apostou pesado em game shows. Ou seja, aproveitou a retirada estratégica da Record e voltou a fortalecer o dominical. Deste modo, Celso Portiolli finalmente viu sua atração crescer. Tentando estancar o crescimento do SBT, o Domingo Show voltou ao formato antigo. Mas, ao que tudo indica, já é tarde. Os resultados não foram os mesmos de outrora.

Futuro

Agora, a direção da Record TV tem um desafio e tanto pela frente. Segundo o site Notícias da TV, a emissora tem planos de lançar um novo programa no horário do Domingo Show. Há até a vontade de trazer um novo apresentador para o canal. Porém, o Domingo Legal vive sua melhor fase desde que Celso Portiolli assumiu o comando. Ou seja, não será tarefa fácil conter os games do SBT.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais