sem trama

Entrando na reta final, No Limite ainda não conseguiu construir uma narrativa

Reality show da Globo sofre com carência de "heróis", "vilões" e "reviravoltas"

Publicado em 29/06/2021

No Limite já está entrando em seu último mês de exibição. Foram semanas mostrando a competição entre os Carcarás e os Calangos em provas realizadas numa praia onde ex-BBB’s estão acampando, numa estadia repleta de restrições (ou nem tantas…). Porém, neste tempo todo, a atração não conseguiu construir uma narrativa. No Limite não conta uma história.

O grande trunfo de qualquer reality show é conseguir construir uma narrativa a partir dos acontecimentos do jogo. Questões envolvendo convivência, complôs e armações que possam surgir deveriam render uma trama, como num folhetim. O BBB envolve o público há anos porque há heróis, vilões, conflitos e reviravoltas.

A primeira e mais bem-sucedida versão de No Limite conseguiu construir uma narrativa das mais envolventes. Uma das participantes, Andrea, foi considerada uma vilã pelo público, já que costumava estimular conflitos no acampamento. Já Elaine, simpática, era considerada a “zebra”, já que não tinha um perfil atlético. A vitória dela consagrou uma jornada de heroína. Foi uma grande trajetória.

Cenas aleatórias

No entanto, isso não acontece no atual No Limite. Não há participantes que despontam, não há conflitos de acampamento, não há qualquer linha narrativa que atraia a atenção do público. A atual temporada é focada demais nas provas, que não são lá tão radicais assim. Quando há o foco no acampamento, geralmente vão ao ar cenas um tanto aleatórias.

Banhos de rio, piadas e uma ou outra briga são mostradas. Mas sem contexto, sem trama, sem atrativos. Não há heróis, não há vilões e não há uma história. Este é um dos fatores que explica o baixo desempenho do programa. Falta um propósito.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade