Nova fase

Em quarta temporada, Fábrica de Casamentos tenta fugir do óbvio

Programa ensaia um retorno às origens em sua nova safra

Publicado em 27/06/2020

Estreando com atraso, e com menos episódios, Fábrica de Casamentos chega à sua quarta temporada no SBT. Além de driblar a pandemia, a atração de Chris Flores e Carlos Bertolazzi tem como grande desafio driblar a repetição. E, a julgar pelo episódio de estreia deste sábado (27), não será uma tarefa fácil.

Em seus primeiros anos, Fábrica de Casamentos explorava os percalços que a equipe da atração tinha que enfrentar para entregar uma festa de casamento em tempo recorde. É vestido que não fica pronto, é decoração que cai, é bolo que tem a estrutura comprometida… Tudo isso costurado com reclamações da confeiteira, da decoradora e dos demais membros da equipe.

Tudo soava bastante fake, já que algumas situações eram claramente aumentadas para que o conflito ficasse mais evidente. No entanto, não chegava a comprometer. O fato de a atração revelar os bastidores da produção de um evento cheio de detalhes como um casamento, e num tempo tão restrito, garantia a diversão.

Mas, passadas duas temporadas, a fórmula se mostrou cansativa. Os problemas começaram a se repetir, e a equipe começava a ficar over com suas reclamações.

Assim, a terceira temporada de Fábrica de Casamentos diminuiu consideravelmente o tempo em que se mostrava o processo de montagem da festa. O programa passou a dar mais enfoque ao casal participante e sua história. Foi uma mudança de foco que deu fôlego ao formato.

Volta ao passado

No entanto, na estreia da quarta temporada, Fábrica de Casamentos parece querer voltar às origens. O episódio de estreia não deu muito espaço à história dos noivos, preferindo voltar a apostar nos bastidores da festa.

Boa parte do programa mostrou a noiva fazendo suas exigências, enquanto Lucas Anderi reclamava da falta de tempo, e Beca Milano bolava um plano engenhoso para um bolo apoteótico em formato de carro. O maior desafio da equipe foi a falta de simpatia da noiva com flores, que deixou a decoradora desesperada.

Trata-se de uma volta às origens questionável. Fábrica de Casamentos empolgava mais quando dava o protagonismo aos participantes. Como eles mudam a cada episódio, o programa sempre mostrava algo novo.  Voltando a apostar nos bastidores atribulados, a atração tende a se repetir, e os noivos passam a ser coadjuvantes. Vira uma novelinha.

O ideal seria que o programa dosasse estas duas bases. É divertido ver como a equipe corre contra o tempo para montar uma festa. Mas mais divertido e emocionante é conhecer as histórias de vida dos noivos. É a emoção que garante a atenção do público.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade