Em busca de espaço mais autoral, Otaviano Costa se reinventa na internet

Apresentador vem buscando diversificar sua carreira

Publicado há 13 dias
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Otaviano Costa surpreendeu seu público no ano passado, ao optar por não renovar seu contrato fixo com a Globo. O apresentador havia acabado de deixar o Vídeo Show e se aventurava no Tá Brincando, seu primeiro voo solo no canal, além de participar da Escolinha do Professor Raimundo. Ou seja, estava em alta e bem quisto na alta cúpula da emissora.

Porém, quando deixou o canal, Otaviano justificou sua nova fase como uma “inquietação”. Na avaliação dele mesmo, havia uma zona de conforto, e ele precisava de uma provocação. Sua primeira resposta neste sentido foi se tornar produtor de si mesmo, construindo um estúdio próprio e se lançando no Youtube. Paralelamente, voltou à TV no GNT, onde comanda o Extreme Makeover.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última semana, Otaviano Costa estreou sua nova aposta, o programa Otalab, no UOL. Apesar de não ter parado de trabalhar desde a sua saída da Globo, é no Otalab que fica mais clara esta tal “inquietação” que o apresentador tanto falou. Com um programa ao vivo, no qual se fala de tudo, com entrevistas, jornalismo e entretenimento, Otaviano Costa ganhou um espaço onde pode fazer o que quiser.

Ou seja, Otaviano buscava um espaço autoral. Na Globo, emissora onde ficou por 10 anos, ele foi ator de novelas, antes de assumir o Vídeo Show e o Tá Brincando. Ou seja, não fez nada que tivesse “a cara” dele. No Otalab, ele está tendo a oportunidade de fazer o que não fez na TV. Não deixa de ser uma reinvenção, numa plataforma nova que parece ganhar força neste contexto de lives e videochamadas “impostas” pela pandemia.

TV aberta x Internet

Ao mesmo tempo, na TV aberta “convencional”, há cada vez menos espaço para um programa de entretenimento “protagonizado” por um apresentador. Domingão do Faustão, Caldeirão do Huck ou Programa Silvio Santos, que são programas de variedades dependentes de seus âncoras, não estão deixando sucessores.

Hoje, a TV aberta aposta mais em formatos. Seus apresentadores são mestres de cerimônia, e não mais comunicadores ou animadores. Sendo assim, seria muito difícil Otaviano Costa ganhar um espaço autoral na TV atual. Tanto que, no GNT, ele é, também, um apresentador de formatos. Como foi na Globo, com o Tá Brincando.

Já no UOL e em seu canal no Youtube, Otaviano vem cavando uma oportunidade para fazer o que não fez na TV nestes últimos anos. E parece bem à vontade neste novo contexto. O apresentador está explorando um novo terreno para fazer algo em que acredita. E pode estar abrindo um precedente bem interessante.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais