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Despedida de Luciano Huck dos sábados da Globo marca fim de uma era

Caldeirão devolveu a liderança de audiência à Globo numa fase difícil

Publicado em 28/08/2021

O último Caldeirão do Huck, exibido neste sábado (28) na Globo, é um momento histórico na TV brasileira. Luciano Huck deixa o horário que consagrou na emissora, tornando-se o apresentador que mais tempo permaneceu na faixa e consolidou a liderança de audiência do canal nas tardes de sábado. Um feito e tanto para um jovem apresentador que veio da Band como uma aposta que se mostrou certeira.

Desde a morte de Chacrinha, no final da década de 1980, a Globo teve dificuldades em encontrar um novo programa de variedades para as tardes de sábado. Show do Mallandro, Esporte Espetacular, Planeta Xuxa, Sessão de Sábado e o musical Samba, Pagode & Cia foram algumas das apostas, mas nada foi adiante. Enquanto isso, o Programa Raul Gil começava a se destacar nas tardes da Record TV, e o veterano assumiu a liderança do horário no final da década de 1990.

A Globo, então, foi às compras na concorrência. Na mesma leva em que tirou Ana Maria Braga da Record, e Serginho Groisman e Jô Soares do SBT, a emissora contratou Luciano Huck, que se destacava com o juvenil H nas noites da Band. E lhe entregou a espinhosa missão de recuperar a liderança de audiência dos sábados.

Não foi fácil. O Caldeirão do Huck estreou com a mesma pegada juvenil do H, mas não conseguiu atrair a dona de casa interessada nos calouros de Raul Gil. Entretanto, a direção da Globo não jogou a toalha, investindo pesado no programa de Luciano Huck e abrindo o leque da atração, para que o programa pudesse falar com a família toda.

Assim, com formatos importados, muito assistencialismo e histórias de “populares”, Caldeirão do Huck encontrou uma receita que, aos poucos, chamou a atenção da audiência. Demorou uns três anos, mas Huck conseguiu imprimir sua marca e devolver a liderança para a Globo no horário. Hoje, o Caldeirão ocupa uma confortável liderança e já não tem mais concorrentes à altura.

Ou seja, Marcos Mion terá uma missão bem mais simples em sua estreia no Caldeirão. O apresentador herdará um horário consolidado e um ambiente sem concorrência, e deve ter uma gestão tranquila à frente da atração. Já Luciano Huck terá um novo desafio: vai procurar descobrir se o público do domingo está interessado em seus quadros assistencialistas e cheios de “emoção”, que migrarão com ele para o Domingão com Huck.

É inegável a contribuição de Luciano Huck na boa fase que a Globo vive aos sábados. Nestes 21 anos, o apresentador amadureceu, conquistou seu público e aprendeu a falar às massas. Ou seja, está preparado para o domingo. No entanto, ele vai encarar uma concorrência mais acirrada e um público ainda mais heterogêneo. Mais uma vez, a Globo joga seu artista “aos leões”.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

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