Decepcionante, estreia de Verdades Secretas 2 parece repetição da primeira temporada

Trama de Walcyr Carrasco não trouxe novidades no primeiro capítulo

Publicado em 20/10/2021 23:02
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ao contrário dos teasers quentes amplamente divulgados pela Globo e pelo Globoplay, o primeiro capítulo de Verdades Secretas 2 foi bem morno. A continuação da trama de Walcyr Carrasco decepcionou na estreia, ao apresentar um episódio burocrático que serviu apenas para reverenciar a temporada original e colocar Angel (Camila Queiroz) no mesmo ponto em que iniciou a primeira fase.

Este é o grande perigo de se continuar uma história. Uma sequência sempre pode cair na armadilha de não ser bem uma continuação de fato, mas sim uma repetição disfarçada. Ou seja, contar a mesma história da obra original, apenas modificando um ou outro ponto para parecer novidade.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

E esta foi a impressão causada por Verdades Secretas 2. A trama, assim como a primeira, começou com Angel vivendo uma vida no interior, mas logo se vendo diante de uma reviravolta que a leva para a cidade grande. Ali, se vê diante de uma poderosa dona de uma agência de modelos, que sugere à jovem se submeter ao “book rosa”

Além disso, Angel também foi obrigada a reacender sua rivalidade com Giovanna (Agatha Moreira), que segue sendo a antagonista. Desta vez, o mote do reencontro é um interesse pela herança de Alex (Rodrigo Lombardi). Giovanna quer que Angel confesse ter matado seu pai para provar que ele realmente está morto e colocar sua mão na herança.

Sim, as personagens agora estão mais velhas. Angel, por exemplo, perdeu a ingenuidade inicial e parece um tanto fria. Neste primeiro capítulo, todas as suas incursões soaram antipáticas, um risco em se tratando de uma protagonista. Faltou carisma. Já Giovanna segue over, mas perdeu o deboche e está mais amarga. Outro risco.

Em meio a tudo isso, novos personagens foram apresentados para dar uma renovada na história. Porém, na estreia, apenas Cristiano (Rômulo Estrela) disse a que veio. O investigador contratado por Giovanna para ficar na cola de Angel, sabe-se, se envolverá com a modelo. Mas é isso.

Até mesmo os novos personagens parecem repetir tipos do original. Blanche (Maria de Medeiros), por exemplo, também tem um amante mais jovem a tiracolo, personagem de Ícaro Silva, assim como Fanny (Marieta Severo) tinha Antony (Reynaldo Gianecchini). Já a personagem de Erika Januza terá problemas com moderadores de apetite, que parece uma repetição sob nova perspectiva da história de Larissa (Grazi Massafera).

Plasticamente, Verdades Secretas 2 é uma novela bonita. A direção de Amora Mautner, acertadamente, ressalta o clima cosmopolita da trama, explorando espaços e fachadas de prédios. Deu uma nova identidade à trama, já que traz um estilo diferente do adotado por Mauro Mendonça Filho em Verdades Secretas.

Já os diálogos… Bom, Walcyr Carrasco segue sendo Walcyr Carrasco. Repetições, explicações excessivas e ofensas gratuitas foram disparadas já no primeiro capítulo. Giovanna repetiu um sem-número de vezes que provará que Angel matou seu pai. Além disso, deixou bem claro a Angel quem era Gui (Gabriel Leone): “seu marido, meu primo!”. Visky (Rainer Cadete) também já chamou Lourdeca (Dida Camero) de “baleia” sem a menor necessidade. O tom infantil dos diálogos destoa da trama, que tenta ser adulta (tanto que ganhou um selo + 18 no Globoplay).

Assim, Verdades Secretas 2 terá que crescer muito nos próximos capítulos para justificar o seu retorno. A primeira temporada, apesar dos problemas, teve um excelente desfecho. Reabri-lo para tentar contar uma nova história sempre pareceu desnecessário. Mas a novela está apenas começando e ainda pode surpreender. Aguardemos.

As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio