De Pássaros Feridos a programas requentados: a tediosa programação do SBT em janeiro

Publicado há 2 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Já faz algum tempo que o ano não começa mais apenas depois do carnaval na TV brasileira. A Globo já institucionalizou suas estreias de início de ano, que envolvem séries, minisséries, BBB e programas de temporada. Recentemente, a Record TV também aderiu, lançando séries em janeiro e já trazendo novidades na linha de shows em fevereiro. No entanto, o SBT não parece muito preocupado com isso. O canal de Silvio Santos está “fechado para balanço”.

A emissora nem ao menos se deu o trabalho de deixar programas de gaveta para a exibição no período de férias. Atrações como Programa do Ratinho, The Noite, Domingo Legal e Eliana sobrevivem do expediente de “melhores momentos de 2018”. Enquanto isso, o reality Fábrica de Casamentos voltou ao ar, em reprises, para tapar o buraco deixado pelo Bake Off Brasil – Mão na Massa.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: SBT divulga chamada da segunda temporada de A Garota da Moto

Além disso, as poucas “novidades” apresentadas em janeiro também são reprises. A novela Cúmplices de um Resgate retornou, ocupando a vaga da reprise de Chiquititas. Mas a maior surpresa se deu aos sábados: para preencher a lacuna do BBQ Brasil, o SBT recorreu à clássica minissérie enlatada Pássaros Feridos.

Pássaros Feridos

Como se sabe, Pássaros Feridos é um marco dos primeiros anos do SBT. A trama foi exibida na década de 1980 e era anunciada por Silvio Santos em seu programa. Ele avisava ao público, sem nenhum pudor, que a série seria exibida apenas ao final do capítulo da novela da Globo. Sim, no SBT, Silvio Santos dizia que Pássaros Feridos seria exibido depois de Roque Santeiro, sucesso da Globo.

Assim, enquanto Roque Santeiro estava no ar, o SBT exibia desenhos. Quando a novela chegava ao fim, os desenhos eram sumariamente interrompidos e entrava a série. A inusitada estratégia deu certo, e Pássaros Feridos foi um dos primeiros fenômenos de audiência do jovem SBT. Por conta disso, entrou para a história da TV brasileira. Mais adiante, a emissora reapresentou a série, em 2000 e 2006.

Leia também: SBT revela filmes que exibirá em 2019; assista ao chamadão

Entretanto, por mais que Pássaros Feridos seja uma boa produção, trata-se de um produto já um tanto empoeirado. Apresentar a minissérie como uma das novidades para 2019 apenas demonstra que o SBT ainda é muito apegado ao seu passado. E, claro, o fato de a série ter sido líder de audiência no passado não garante seu sucesso nos dias de hoje. Tanto que esta exibição aos sábados tem audiência menor que as reprises do Quem Não Viu Vai Ver e da série Arqueiro, que foram exibidas no mesmo horário anteriormente.

Tédio

Ou seja, o espectador de férias que tem mais tempo para ver TV não deve se interessar muito pela programação do SBT. Não há absolutamente nada de novo no canal de Silvio Santos no primeiro mês do ano.

E o mais curioso é que o SBT tem algumas novidades engatilhadas. O canal já exibe uma chamada que mostra os filmes que serão exibidos em 2019. Além disso, a série A Garota da Moto também já tem uma segunda temporada prontinha, com chamadas no ar. Por que não aproveitar este período para já começar a exibir filmes do pacotão? Ou lançar A Garota da Moto, cuja primeira temporada deu uma boa audiência em 2016? O espectador merecia um mínimo de consideração.

Leia também: Lady Night na Globo reduz ainda mais a distância entre TV aberta e paga

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais