Completando um ano no ar, Arena SBT encontra um rumo

O programa estreou desacreditado, mas soube encontrar uma identidade

Publicado em 25/10/2021 23:40
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Quando foi lançado no ano passado, o esportivo Arena SBT parecia desacreditado. A mesa redonda de Benjamin Back, Cicinho e Mano estreou em meio à empolgação da emissora, que começava a transmitir a Libertadores da América e prometia novos campeonatos de futebol. No entanto, o horário ingrato e a falta de tradição do SBT no segmento pesavam contra o projeto.

O SBT teve uma fase feliz com transmissões de futebol em meados dos anos 1990, quando exibia a Copa do Brasil e o Torneio Rio x São Paulo. No entanto, após a Copa do Mundo de 1998, o departamento esportivo do canal de Silvio Santos foi sendo desmantelado. Ensaiou um retorno em 2003, quando adquiriu o Campeonato Paulista, mas se viu envolvido num imbróglio com Globo e Record TV, e a coisa não foi adiante.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Assim, transmissões esportivas no SBT se tornaram cada vez mais raros, assim como programas esportivos. A emissora ainda teve algumas apostas isoladas na área, como o Jogo Duro (2006), com Jorge Kajuru, e Arena SBT (a versão de 2014), que tiveram vida curta.

Por isso, quando a nova versão do Arena SBT entrou no ar, a desconfiança foi imensa. O programa foi montado meio às pressas e, ainda, conquistou um horário escondido na grade, a meia-noite de segunda para terça-feira. Como as transmissões da Libertadores aconteciam às terças, parecia meio sem lógica o esportivo não ser exibido no mesmo dia, após as partidas.

Porém, apesar do horário ingrato, o SBT acabou acertando num quesito: a manutenção de um hábito. A emissora acertou ao insistir no horário. Mesmo sendo um horário ingrato, o fato de o canal manter o Arena SBT sempre no mesmo dia acabou ajudando a atração a ser descoberto pelo público.

Sem as tradicionais mudanças de horário tão características do SBT, o Arena foi construindo seu público, azeitando o formato e entrando nos eixos. Com isso, o programa evoluiu e se tornou um bom destaque na programação da emissora. Ao apostar numa abordagem bem-humorada do futebol, com os comentários espirituosos de Benja, Cicinho, Mano e seus convidados, Arena SBT conseguiu conquistar uma identidade.

Assim, um ano depois, Arena SBT venceu a fase desacreditada e, atualmente, se mostra um acerto do canal de Silvio Santos. Nesta fase em que a emissora parece estagnada, a aposta em transmissões de futebol e programas esportivos traz uma lufada de ar fresco na programação empoeirada do canal.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio