Com SóTocaTop, Globo resgata musicais na TV

Publicado há 3 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Estreia deste final de semana na Globo, SóTocaTop foi mais do que uma parada de sucessos musicais na telinha. Com o novo programa, a emissora resgatou um gênero já há muito tempo esquecido na TV aberta: os programas essencialmente musicais. Este tipo de atração sempre existiu, em todas as emissoras, mas foi perdendo espaço, sobretudo na última década.

O próprio SóTocaTop já remete, de cara, ao “clássico” Globo de Ouro. O programa era sempre apresentado por um casal, que trazia no palco as canções mais tocadas na rádio naquele período. Referência em musicais, o Globo de Ouro é sempre reprisado pelo canal Viva, além de ser o inspirador do especial de fim de ano do Caldeirão do Huck, o Caldeirão de Ouro. A roupagem está mais moderna, mas não dá para assistir ao SóTocaTop sem lembrar do Globo de Ouro.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: SóTocaTop estreia com alta repercussão na web

Além deste, a Globo já atacou com musicais em outros programas de grade, como o Planeta Xuxa, de Xuxa Meneghel, e o Som Brasil. Também teve projetos esporádicos, como o Jovens Tardes, o Estação Globo e o mais recente Sai do Chão. E as demais emissoras também já apostaram no filão. O SBT já exibiu o Sabadão, o Sabadão Sertanejo e o Disco de Ouro, todos com Gugu Liberato anunciando atrações musicais. Além destes, teve o Canta e Dança Minha Gente, com Carla Perez, entre outros. Já a Record já exibiu Especial Sertanejo, especializado no gênero, e Amigos e Sucesso, com outros estilos musicais. A Band também já teve um programa sertanejo, o Terra Nativa.

Porém, de uns tempos para cá, os musicais foram relegados a atração reduzida dentro dos programas de variedades. Dizia-se que música não dava mais audiência. No entanto, a repercussão do SóTocaTop foi, no geral, positiva. Sendo assim, pode ser o início do renascimento do gênero na TV aberta.

SóTocaTop tem estreia correta

O programa em si foi bom, apesar de não ter reinventado a roda. Fernanda Souza e Luan Santana foram corretos na apresentação, a plateia teve uma participação ativa e a edição foi caprichada. Mas não espere grande variedade musical: funk, pagode e sertanejo dominaram a estreia. Apesar disso, trata-se de um bom produto, que deve agradar os fãs dos cantores mais populares do país.

Além disso, o programa não decepcionou na audiência. Segundos dados do Kantar Ibope, o programa alcançou média de 13 pontos na estreia. A pontuação foi levemente superior à alcançada pelo programa As Matrioskas, exibido no mesmo horário antes do início da Copa do Mundo, que costumava registrar média de 12 pontos.

Leia também: Para emplacar Roda a Roda, SBT volta ao tempo das mudanças diárias

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio