Com o retorno de Bicho do Mato, Record tem quatro reprises de novelas no ar

Publicado há 3 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Na última segunda-feira (28), a Record voltou a exibir a novela Bicho do Mato, produzida no ano de 2006. A trama de Christianne Fridman e Bosco Brasil ocupa, agora, um dos dois horários de reprises de novelas que a emissora mantém em sua grade vespertina. Entretanto, numa estratégia para segurar o público, os primeiros capítulos de Bicho do Mato estão dividindo o espaço com os capítulos finais de Vidas em Jogo. Ou seja, por alguns dias, são três as “novelas da tarde” da Record. Somando ainda a reprise de Os Dez Mandamentos, na faixa das 18h15, são nada menos que quatro repetecos no ar.

A faixa de reprises de novelas à tarde foi criada para substituir o finado Programa da Tarde, que nunca obteve bons resultados. Os folhetins melhoraram consideravelmente os resultados da emissora no período vespertino. Mesmo assim, sempre foi questionável a decisão de exibir duas novelas, afinal, os arquivos da emissora não têm tantas opções para que haja um revezamento razoável de títulos a ocuparem a vaga. Tanto que relançaram Bicho do Mato, que já foi reapresentada em 2009.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Se duas novelas reprisadas à tarde pareciam exagero, o que dizer então do horário das 18h15, com a precoce reprise de Os Dez Mandamentos? A intenção da emissora parece clara: ao reduzir o espaço do Cidade Alerta, que sempre deu boa audiência, e abrir espaço para uma novela e um novo jornal local, pretendia-se qualificar a grade de programação e, consequentemente, ampliar o potencial de faturamento. Entretanto, por mais que a estratégia em si fosse boa e necessária, ficou claro que foi feita do jeito errado, já que a volta de Os Dez Mandamentos está longe de repetir o sucesso da exibição original.

E este retorno deu errado por vários motivos. Primeiro, é cedo para uma reprise. Depois, porque a emissora já tentou exibir reprises de novela neste horário e nunca deu certo. Por que funcionaria agora? E ainda, Os Dez Mandamentos enfrenta Novo Mundo, uma das mais bem-sucedidas novelas das seis da Globo dos últimos anos. Por fim, voltamos ao que foi apontado no início do texto: há novelas demais sendo reprisadas na grade. Quatro reprises de folhetins ao mesmo tempo é de um exagero total.

Os resultados falam por si. O fraco desempenho de Os Dez Mandamentos faz com que o novo jornal não decole, derrubando também a inédita Belaventura, que tem qualidades, mas é prejudicada pela falta de alavanca. A Record precisa, urgente, rever sua grade de programação.

Carol Duarte, a Ivana de A Força do Querer, é a grande revelação do ano

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais