Com Mestres da Sabotagem, SBT abusa de realities culinários

Emissora promove uma overdose de cozinha em sua programação

Publicado em 30/5/2021
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A Globo foi a primeira emissora brasileira a lançar um reality show culinário, o SuperChef, quadro do Mais Você. Mas foi a Band a primeira a apostar no formato no horário nobre, fazendo do MasterChef um sucesso. Depois disso, praticamente todos os canais se renderam ao formato, e até a Globo já tem o seu na linha de shows, o Mestre do Sabor.

No entanto, é no SBT que o formato encontrou o maior número possível de variações. A emissora de Silvio Santos já exibiu Hell’s Kitchen – Cozinha Sob Pressão, BBQ Brasil – Churrasco na Brasa, Famílias Frente a Frente e Duelo de Mães (que deve estrear na Band este ano), entre outros. Bake Off Brasil e suas variações são, atualmente, um dos principais produtos da grade do canal.

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Mas ainda tem mais! O Eliana faz sucesso com seu Minha Mulher que Manda, que estreia uma nova temporada neste domingo (30). E as noites de sábado são atualmente ocupadas pelo novo Mestres da Sabotagem, que caminha para a reta final de sua primeira temporada.

Todos eles têm suas diferenças, é verdade. Mestres da Sabotagem é um dos mais inusitados, ao oferecer itens de dificuldade para que um participante possa atrapalhar o outro. Apesar de serem vendidas como “trapaças”, as prendas são, na verdade, pegadinhas sem grandes arroubos criativos. Ou seja, na prática, Mestres da Sabotagem é uma competição como as demais.

Overdose

O que chama a atenção neste cenário é a quantidade exagerada de formatos semelhantes que o SBT já fez uso nos últimos anos. Sabe-se que boa parte deles rende audiência no mínimo considerável, além do inegável apelo comercial deste tipo de programa. Ainda assim, é uma overdose de programas na cozinha um tanto desnecessária.

Afinal, conforme usa e abusa do formato, o SBT acaba “pasteurizando” o produto de tal forma que todos vão ficando parecidos uns com os outros. Para o público, tanto faz qual programa é. No fim, todos ficam iguais. Com isso, a tendência é que o desinteresse aumente com o passar do tempo.

Com a estreia de Te Devo Essa – Brasil, com Dony De Nuccio, o SBT vai dar um tempo de cozinha e partir para realities de construção. Trata-se da melhor das decisões. Se é para continuar apostando em formatos prontos, que ao menos sejam de outro filão. Ninguém aguenta mais tanta cozinha.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

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