Cancelamento e “ressurgimento” do Triturando mostra que SBT está perdido

Emissora perde audiência e prestígio com as inúmeras trocas envolvendo o vespertino

Publicado há 3 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

As mudanças na programação do SBT estão batendo recordes de velocidade. Num único final de semana, Silvio Santos acabou com o Triturando, anunciou o retorno do Fofocalizando, cancelou o retorno e retomou o Triturando. Chamadas da volta do Fofocalizando já estavam no ar, mas isso não impediu que tudo ficasse como está.

A movimentação mexeu com espectadores, imprensa e até apresentadores. Lívia Andrade já estava convocada para retomar o posto de apresentadora do Fofocalizando, e era ela quem ilustrava as chamadas da reestreia. Pois nem voltou. Enquanto isso, Flor tinha perdido a vaga de comentarista para Chris Flores. Acabou ganhando sobrevida na atração.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Ou seja, o “vai-não-vai” gera um desgaste desnecessário em toda a equipe. Afinal, ao mesmo tempo em que apresentadores são convocados e dispensados, há ainda um time de produtores e redatores que não sabe bem o que fazer. É para buscar temas para “triturar”, ou é para apurar notícias de celebridades? Complicado.

Retorno cancelado

Foi apenas na manhã desta segunda-feira (22) que o SBT confirmou que o Fofocalizando não voltaria mais. Segundo a emissora, o programa retornará ao fim da pandemia, garantindo as presenças de Lívia Andrade e Leão Lobo. Este último está afastado da atração por se enquadrar no grupo de risco da covid-19.

Mudanças intempestivas nunca foram novidade no SBT. A emissora fez fama de imediatista e tem um histórico de programas lançados em tempo recorde, ou cancelados com a mesma velocidade, além de fazer mudanças constantes de horários na programação.

Porém, a última década foi marcada por uma estabilização da grade do canal. Ainda há mudanças absurdas, mas em número bem menor do que no passado.

E é justamente isso que chama a atenção. Afinal, parecia que o SBT havia aprendido que TV se faz com hábito e algum planejamento. Porém, as últimas semanas estão mostrando que a emissora caminha perigosamente para trás.

Este excesso de mudanças sem fundamento mina a imagem da emissora junto ao público e ao mercado publicitário. Não por acaso, a média de audiência do canal vem caindo.

Fofocalizando triturado

Além disso, o SBT perdeu uma ótima oportunidade de se livrar, definitivamente, do Triturando. A emissora viu a audiência da tarde cair com esta criação de Silvio Santos. Não bastasse o desastre vespertino, o canal vem enfiando reprises do Triturando nas faixas mais estranhas da programação.

Triturando também é exibido nas madrugadas de segunda sexta. Aos sábados, entrou no horário do Vale a Pena Ver The Noite, que registrava índices de audiência melhores. Chegou a ir ao ar também no domingo (14) pela manhã, o que prejudicou a audiência do Domingo Legal.

Ou seja, o programa afunda em qualquer horário em que é exibido. Esta insistência não faz o menor sentido.

Fofocalizando não é nenhuma maravilha. Mas está longe de ser o desastre que o Triturando vem se mostrando. Insistir na atração parece birra de quem não quer dar o braço a torcer. Uma pena.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais