troca-troca

Cancelamento e “ressurgimento” do Triturando mostra que SBT está perdido

Emissora perde audiência e prestígio com as inúmeras trocas envolvendo o vespertino

Publicado em 22/06/2020

As mudanças na programação do SBT estão batendo recordes de velocidade. Num único final de semana, Silvio Santos acabou com o Triturando, anunciou o retorno do Fofocalizando, cancelou o retorno e retomou o Triturando. Chamadas da volta do Fofocalizando já estavam no ar, mas isso não impediu que tudo ficasse como está.

A movimentação mexeu com espectadores, imprensa e até apresentadores. Lívia Andrade já estava convocada para retomar o posto de apresentadora do Fofocalizando, e era ela quem ilustrava as chamadas da reestreia. Pois nem voltou. Enquanto isso, Flor tinha perdido a vaga de comentarista para Chris Flores. Acabou ganhando sobrevida na atração.

Ou seja, o “vai-não-vai” gera um desgaste desnecessário em toda a equipe. Afinal, ao mesmo tempo em que apresentadores são convocados e dispensados, há ainda um time de produtores e redatores que não sabe bem o que fazer. É para buscar temas para “triturar”, ou é para apurar notícias de celebridades? Complicado.

Retorno cancelado

Foi apenas na manhã desta segunda-feira (22) que o SBT confirmou que o Fofocalizando não voltaria mais. Segundo a emissora, o programa retornará ao fim da pandemia, garantindo as presenças de Lívia Andrade e Leão Lobo. Este último está afastado da atração por se enquadrar no grupo de risco da covid-19.

Mudanças intempestivas nunca foram novidade no SBT. A emissora fez fama de imediatista e tem um histórico de programas lançados em tempo recorde, ou cancelados com a mesma velocidade, além de fazer mudanças constantes de horários na programação.

Porém, a última década foi marcada por uma estabilização da grade do canal. Ainda há mudanças absurdas, mas em número bem menor do que no passado.

E é justamente isso que chama a atenção. Afinal, parecia que o SBT havia aprendido que TV se faz com hábito e algum planejamento. Porém, as últimas semanas estão mostrando que a emissora caminha perigosamente para trás.

Este excesso de mudanças sem fundamento mina a imagem da emissora junto ao público e ao mercado publicitário. Não por acaso, a média de audiência do canal vem caindo.

Fofocalizando triturado

Além disso, o SBT perdeu uma ótima oportunidade de se livrar, definitivamente, do Triturando. A emissora viu a audiência da tarde cair com esta criação de Silvio Santos. Não bastasse o desastre vespertino, o canal vem enfiando reprises do Triturando nas faixas mais estranhas da programação.

Triturando também é exibido nas madrugadas de segunda sexta. Aos sábados, entrou no horário do Vale a Pena Ver The Noite, que registrava índices de audiência melhores. Chegou a ir ao ar também no domingo (14) pela manhã, o que prejudicou a audiência do Domingo Legal.

Ou seja, o programa afunda em qualquer horário em que é exibido. Esta insistência não faz o menor sentido.

Fofocalizando não é nenhuma maravilha. Mas está longe de ser o desastre que o Triturando vem se mostrando. Insistir na atração parece birra de quem não quer dar o braço a torcer. Uma pena.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade