Band perde a chance de ousar com estreia de O Aprendiz

Publicado em 19/03/2019

Um dos mais interessantes reality shows já exibidos na TV brasileira, O Aprendiz esteve num inexplicável hiato. Cinco anos separam a última edição exibida pela Record TV e a atual, que estreou ontem (18) na Band. No entanto, a pausa serviu para dar um importante respiro à atração, que voltou ao ar com ares de novidade. Mas a nova emissora perdeu a chance de dar o devido destaque ao programa, fazendo-o disputar a atenção do público com o MasterChef, que retorna em alguns dias.

O Aprendiz foi uma das vedetes da famosa fase da Record “rumo à liderança”, quando o canal apostou numa agressiva estratégia de fortalecimento da programação, em 2004. Foi com o programa apresentado por Roberto Justus que a emissora conquistou um novo público, impulsionando uma linha de shows marcada por inúmeros sucessos. Ou seja, o programa tem um inegável apelo.

Leia também: Roberto Justus é o que salva na estreia de O Aprendiz na Band

Assim, a Band tem em mãos um produto do qual precisava há tempos. Afinal, o canal dos Saad vive um momento complicado, com uma programação frágil em vários aspectos. Seu único programa relevante, há anos, é o MasterChef, outro formato de muito apelo. No entanto, a Band tem abusado da competição culinária, fazendo o programa perder fôlego a cada ano.

Revezamento

Ou seja, a Band precisava, com urgência, de um programa que fosse capaz de revezar com o MasterChef na programação. Um revezamento de formatos faria com que os dois programas tivessem um tempo bom de exibição seguido de uma necessária pausa entre temporadas.

Leia também: Conheça os 18 participantes da nova temporada de O Aprendiz

Mas, em vez disso, a emissora preferiu exibir os dois programas ao mesmo tempo. Apostou em O Aprendiz nas noites de segunda-feira, um dia em que o canal não costuma ser muito expressivo. E estreará o MasterChef no fim do mês. No ar ao mesmo tempo, os dois programas dividirão a atenção da audiência. Ambos podem sair esvaziados da experiência. Faltou ousadia e estratégia de programação à emissora.

Digital influencers

Para marcar a nova fase, Roberto Justus aposta em digital influencers na competição. A ideia de diversificar a cartela de participantes é boa. Em sua história, O Aprendiz já apostou em disputas de executivos experientes, universitários e até celebridades. Os digital influencers, portanto, injetam alguma novidade no formato. Além, claro, de aumentar o engajamento do programa nas redes sociais.

Mas o grande trunfo de O Aprendiz continua sendo Roberto Justus. O profissional é perfeito para o formato, pois encarna a figura do chefe implacável como ninguém. Ou seja, fica bastante claro que Justus não é bem um apresentador versátil. Quando se aventura em outros formatos, ele não rende. Mas, em O Aprendiz, ele está em casa. Resta saber se ele terá força suficiente para fazer o público voltar a assistir à Band. A missão é espinhosa.

Leia também: O sucesso do Programa da Maisa tem muito a ensinar à TV brasileira

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade