Ao substituir Amanhã É Para Sempre por Carrossel, SBT quebra um hábito

Publicado há 2 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O SBT já está anunciando mais um retorno da novela Carrossel. A trama infantil que iniciou um novo e bem-sucedido ciclo na dramaturgia da emissora vai substituir Amanhã É Para Sempre na faixa das 18 horas. Com isso, o canal vai quebrar um hábito que construiu em seu público. Afinal, já faz alguns anos que o horário vinha sendo destinado às novelas mexicanas adultas.

Amanhã É Para Sempre ocupou um dos horários da faixa Novelas da Tarde que vinha numa sucessão de novelas mexicanas inéditas. A história sucedeu Um Caminho Para o Destino que, por sua vez, entrou na vaga de O que a Vida me Roubou. Antes destas, foram ao ar também produções como A Gata, Meu Coração É Teu, A Dona, entre tantas outras. Em comum, todas elas eram inéditas no Brasil. Apenas Amanhã É Para Sempre não é totalmente inédita, pois já havia sido exibida pela CNT em 2009. No entanto, a rede paranaense tem um alcance menor e, sendo assim, a atual exibição teve uma visibilidade um tanto maior.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Mara Maravilha corrige Leo Dias ao vivo no Fofocalizando e a web reage

Todas estas novelas, e mais tantas outras exibidas em Novelas da Tarde, tiveram desempenho satisfatório na audiência. Isso porque o público do SBT gosta de assistir a estas produções. As novelas mexicanas estão no DNA da emissora de Silvio Santos e são a cara do canal. Tanto que várias delas são verdadeiros clássicos, e já foram reapresentadas inúmeras vezes, como Maria do Bairro e A Usurpadora.

Retomada

Em algum momento da história do SBT, elas ficaram meio “esquecidas”. Mas, a partir da criação da faixa Novelas da Tarde, elas foram retomadas com força. Tanto que a faixa chegou a exibir de quatro a cinco produções ao mesmo tempo. Atualmente, são apenas dois horários, às 17h e às 18h. Os últimos capítulos de Coração Indomável dividem a primeira faixa com os primeiros episódios da nova Que Pobres Tão Ricos.

No entanto, ao optar por substituir Amanhã É Para Sempre por Carrossel, o SBT vai quebrar um hábito que ele mesmo criou junto ao seu público. Isso porque a emissora passará a oferecer um produto infantil num horário em que cultivou a fidelidade do público adulto. Com isso, o SBT vai correr um risco. Afinal, a emissora pode atrair mais crianças no horário, mas fatalmente perderá o público adulto que acompanhava os folhetins mexicanos. Um público este que ficará órfão, pois quando Coração Indomável chegar ao fim, terá como opção apenas Que Pobres Tão Ricos.

SBT já tentou exibir Carrossel às 18h, sem sucesso

Vale lembrar que o SBT já testou Carrossel no horário. Em 2013, pouco tempo após a exibição original da novela, a emissora lançou uma reprise às 18 horas. O repeteco entrou na vaga do Clube do Carrossel, um infantil criado a toque de caixa que era apresentado pelos atores-mirins da novela. Mas o retorno precoce não agradou na audiência e foi retirado do ar depois de poucos capítulos exibidos. Foi substituído por uma versão do SBT Notícias, apresentado por Neila Medeiros (aquela que “era a única capaz de combater Datena e Marcelo Rezende”…).

Claro, é bem possível que a primeira reapresentação não tenha vingado em razão do curto espaço de tempo entre a exibição original e o início da reprise. Tanto que, em 2015, o SBT reprisou Carrossel na faixa das 21 horas e a novela foi muito bem. No entanto, mais uma reprise da trama infantil, e ainda mais num momento em que o canal já exibe As Aventuras de Poliana e Chiquititas, parece bem desnecessário.

Leia também: Repetindo vícios de novela, Z4 tem estreia fraca

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio