Ao insistir em Lassie e Rin-Tin-Tin, SBT afunda sua programação de sábado

Séries clássicas atravancam grade e prejudicam linha de reality shows noturna

Publicado em 11/09/2021 17:45
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Até pouco tempo atrás, o SBT colecionava acertos com sua programação de sábado. A emissora apostou numa linha de reality shows variados no horário nobre deste dia da semana, conseguindo consolidar um público. Programas como Esquadrão da Moda, Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil tinham plateia cativa.

À tarde, o tradicional Programa Raul Gil chegou a dividir espaço com o Programa da Maisa, que fez sucesso em seus primeiros meses, e uma nova versão do Topa ou Não Topa que, se não foi um sucesso estrondoso, também ficou longe de fazer feio. Ou seja, havia investimento na programação do sábado, com resultados minimamente satisfatórios.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

No entanto, todo o trabalho de construção de um público cativo nos sábados do SBT há de cair por terra com a nova e equivocada estratégia de programação da emissora. Não faz o menor sentido o canal recrutar Lassie e As Aventuras de Rin-Tin-Tin para ocupar um horário tão importante da grade, justamente o final da tarde.

Nada contra as séries em si, que são grandes clássicos da TV mundial. Mas, verdade seja dita, nenhuma das duas têm qualquer apelo junto ao público que assiste televisão neste horário. Deve agradar um ou outro fã mais saudoso, mas, no geral, estes programas mais afastam do que atraem público. Com isso, derrubam a audiência, em vez de alavancá-la.

E o efeito dominó é implacável: as séries entregam em baixa para o SBT Brasil, que não tem condições de elevar os números. Em seguida, o canal exibe um resumo da semana de Chiquititas, novela que tem ido mal até de segunda a sexta. Com isso, os programas do horário nobre ficam “ilhados” na grade. Bake Off Brasil – Cereja do Bolo e Bake Off Brasil – Mão na Massa precisam cortar um dobrado para elevar os números um mínimo que seja.

É preciso considerar ainda que o Programa Raul Gil também não vive uma boa fase, muito em função da pandemia, que obrigou a atração a sobreviver de reprises. Ou seja, Raul Gil já entrega em baixa para as séries dos cães famosos, que tratam de derrubar os índices ainda mais.

O SBT precisa de um bom chacoalhão em sua programação de sábado. É preciso fortalecer as tardes, com conteúdo mais atrativo, de modo a fazer uma boa entrega para a programação noturna, que conta com bons programas. A insistência do canal em manter Lassie e Rin-Tin-Tin pode corroer toda a linha de reality shows da noite, uma das poucas produções ainda relevantes na emissora.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio