Antes líder de audiência, sábado da Record TV está jogado às traças

Relembre como a emissora destruiu uma grade forte e agora paga o preço

Publicado há 7 meses
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Reprises de filmes e matérias requentadas em telejornais enormes. Este é o resumo da atual grade de programação de sábado da Record TV. A emissora, atualmente, aposta em “edições de sábado” de seus jornais diários, enquanto ocupa suas noites com reprises de Legendários. E o resultado na audiência, claro, é fraco. Algo bem diferente de um passado de glórias, quando a emissora chegou a liderar na audiência neste dia da semana.

Há anos, a Record TV tinha um sábado forte. No auge do Programa Raul Gil, que era exibido no canal de Edir Macedo, a emissora liderava, dando dor de cabeça à Globo. Mais adiante, quando Raul Gil perdeu força, a Record apostou em O Melhor do Brasil, inicialmente com Márcio Garcia. Estreou tímido, mas logo cresceu e disse a que veio. A atração se tornou um dos principais programas da emissora.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Com a saída de Márcio e sua substituição por Rodrigo Faro, O Melhor do Brasil decolou de vez. O novo apresentador passou a apostar no humor, com suas performances no Dança Gatinho. Viu o programa crescer, em audiência e tempo de arte, avançando noite adentro. Mais uma vez, a Record incomodava a Globo.

No mesmo período, a emissora apostou no Legendários, de Marcos Mion. Também com estreia tímida, mas que logo disse a que veio. Outra atração que atingiu seu auge nas noites de sábado, e mais uma pedra no sapato da Globo. Não é exagero afirmar que foi o bom desempenho do Legendários que fez a Globo mudar o horário do Altas Horas. A atração ia ao ar nas madrugadas, e passou a ser exibido mais cedo para tentar conter Mion.

Desmonte de grade

Porém, a bem-sucedida grade de sábado da Record TV começou a ruir. O início do fim se deu quando O Melhor do Brasil foi o escolhido para tapar o buraco do Programa do Gugu, aos domingos. A emissora até conseguiu resolver o problema dos domingos, mas deixou um grande vácuo nos sábados. Vácuo este que jamais foi preenchido.

Mais adiante, a emissora tratou de transferir o Legendários para as sextas-feiras. O motivo era comercial: a dobradinha Programa da Sabrina e Marcos Mion nas noites de sábado era comercialmente interessante para Sabrina, mas esvaziava Mion. Assim, a troca de dia foi uma tentativa de elevar o faturamento do Legendários. No entanto, a troca se mostrou um suicídio, já que Legendários não funcionou às sextas. E Sabrina, sozinha aos sábados, também não teve fôlego. Resultado: os dois programas foram extintos.

Quem agradeceu foi o SBT. As mudanças da Record enfraqueceram seu sábado, enquanto a emissora de Silvio Santos ganhou público com seus realities. Hoje, Esquadrão da Moda, Fábrica de Casamentos e Bake Off Brasil estão consolidados no horário. E a Record se vê forçada a exibir reprises no mesmo horário, o que chega a colocá-la atrás até da Band, que exibe a série Orange is The New Black. Ou seja, a emissora paga o preço por uma série de decisões erradas que tomou nos últimos anos.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais