A Grande Família surpreende e faz sucesso nas tardes da Globo

Publicado há 2 anos
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A grade improvisada da Globo, quem diria, trouxe resultados positivos à emissora. Embora a Sessão da Tarde siga apanhando de A Hora da Venenosa, da Record TV, as reapresentações de A Grande Família têm se mostrado forte. O Álbum da Grande Família, que revisita as aventuras de Lineu (Marco Nanini), Nenê (Marieta Severo) e cia, revelou-se uma ótima alavanca ao Vale a Pena Ver de Novo. A faixa tem registrado bom público com a novela Cordel Encantado.

Os resultados de O Álbum da Grande Família contrariam as previsões (inclusive deste crítico) de que a reprise não seria capaz de conter a boa fase dos programas policiais de Record e Band. Cidade Alerta e Brasil Urgente costumam ver seus índices crescerem nesta época, em razão da cobertura das chuvas constantes dos primeiros meses do ano. No entanto, desde que estreou, O Álbum da Grande Família segura a liderança para a Globo, com índices superiores aos da Sessão da Tarde.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Leia também: Dira Paes, a protagonista moral de Verão 90

Deste modo, A Grande Família entrega em alta para o Vale a Pena Ver de Novo, que costuma ampliar os índices. Assim, a escolha de Cordel Encantado para o horário também se mostrou acertada. A saga de Açucena (Bianca Bin) tem força para sustentar tal público. A trama já registra desempenho superior aos das novelas que vieram antes, Belíssima e Celebridade.

O apelo de A Grande Família

Série mais bem-sucedida da história da Globo, A Grande Família ficou no ar entre 2001 e 2014. Todo este tempo foi possível graças às qualidades da atração. Seu texto aliava um humor popular e, ao mesmo tempo, sofisticado. Além disso, os redatores e o elenco, com o passar dos anos, dominaram os personagens de tal jeito que eles ganharam vida própria. A família Silva foi evoluindo aos olhos do público, como na vida real. Isso gerou imediata identificação e empatia.

E, de maneira impressionante, estas qualidades se mantêm nas reprises. Os personagens e as situações são tão bem desenhados, que a série segue encantando. É possível observar que, apesar dos anos, A Grande Família não ficou datada. Pelo contrário. A série envelheceu muito bem. Isso sem falar que a trama tem um apelo inegável junto às donas de casa. Afinal, Nenê é uma delas e vive conflitos semelhantes. Deste modo, estabelece um bom diálogo com o público da tarde.

Desafio da Globo

A boa performance de O Álbum da Grande Família traz um novo desafio à direção da Globo. Até aqui, a reprise é provisória, tapando o buraco deixado pelo Vídeo Show. A emissora vem estudando possibilidades para reformular sua programação vespertina. Sendo assim, aumenta a responsabilidade de um possível novo programa a ser lançado no horário. A nova atração terá que manter o bom desempenho da reprise.

A Globo ainda não confirma as mudanças, mas há quem acredite que o Encontro com Fátima Bernardes possa mudar para as tardes. É bem complicado imaginar que os debates de Fátima tenham o mesmo apelo de A Grande Família. E, caso a emissora opte por um novo programa, ele também já será lançado sob tal desafio.

Leia também: Na reta final, Jesus não empolga

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio