A Força do Querer acelera ação e dá mais espaço a Bibi Perigosa

Personagem de Juliana Paes cresce mais cedo na atual exibição da novela

Publicado há um mês
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Força do Querer retornou ao ar há menos de dois meses. Mas já avança a passos largos em sua ação. A “edição especial” promovida pela Globo no horário nobre tem sido bastante enxuta e ágil, adiantando acontecimentos importantes da trama de Gloria Perez. Com isso, antecipa a virada de Bibi (Juliana Paes), a mais intensa das protagonistas da obra.

É possível que esta pressa em transformar a estudante Bibi em Bibi Perigosa tenha a ver com o fato de a emissora ter perdido audiência no horário nobre. A Força do Querer não conseguiu manter os bons índices da reprise de Fina Estampa. Com isso, concentrar as atenções na trajetória de Bibi parece ser a estratégia para tentar elevar os números.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Sem dúvidas, uma boa estratégia. A Força do Querer é centrada em três mulheres, Ritinha (Isis Valverde), Jeiza (Paolla Oliveira) e Bibi, cujas trajetórias vão se entrelaçando ao longo do enredo. Por mais que sejam tipos interessantes e diferentes entre si, não se pode negar que a saga de Bibi é a mais envolvente das histórias. Acompanhar a transformação da mulher apaixonada em chefe do tráfico é o principal tempero do folhetim.

Curiosamente, é a história que Gloria Perez mais demorou a desenvolver durante a trama. Ritinha foi a dona dos primeiros capítulos, enquanto Bibi era coadjuvante e Jeiza nem sequer aparecia nos primeiros capítulos. Depois, Jeiza ganha mais corpo quando se envolve com Zeca (Marco Pigossi). Mas Bibi vai sempre “comendo pelas beiradas”.

Mas, a partir do momento em que Rubinho (Emílio Dantas) é preso e Bibi descobre a verdade sobre o marido, a personagem se torna a grande protagonista da obra. Sua escalada rumo ao tráfico chama a atenção do público, e a rivalidade que alimenta com Jeiza impulsiona a policial também. Nesta fase, Ritinha perde força e é quase um alívio cômico.

Na primeira exibição, Bibi se transforma em Bibi Perigosa na segunda metade de A Força do Querer. Mas, desta vez, a transformação será mais cedo. Nos capítulos mais recentes, Rubinho foi preso, e é agora que Bibi começa a se envolver com os negócios ilegais do marido. E ela vai até as últimas consequências para protegê-lo.

Resta saber se a chegada de Bibi ao protagonismo de A Força do Querer dará fôlego à reprise da novela. É bem possível que sim, já que o capítulo desta quinta-feira (05), que mostrou a prisão de Rubinho, já deu uma levantada nos números e inflou até a linha de shows da Globo. Assim, mais uma vez, Bibi Perigosa deve mostrar a que veio.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio