casa própria

Com Extreme Makeover, GNT se aproxima da TV aberta

Novo programa do GNT explora formato vitorioso da TV aberta

Publicado em 10/03/2020

Há uma movimentação interessante dos canais da Globosat que os colocam próximos da TV aberta. Não somente no sentido do “intercâmbio” de programas (como Lady Night, do Multishow, sendo exibido na Globo), mas até na identidade das produções levadas ao ar por estes canais. O próprio Multishow popularizou sua grade, exibindo humorísticos que parecem de canal aberto. Agora, é o GNT que vem popularizando sua grade, no intuito de aumentar o seu público. A estreia de Extreme Makeover Brasil – Casa dos Sonhos é mais um passo nessa direção.

Apesar de explorar uma temática comum em canais pagos, Extreme Makeover tem “jeitão” de TV aberta. Não apenas pela presença de Otaviano Costa, um nome conhecido do grande público, mas também pela maneira como explora as histórias de vida ao longo de seu episódio. O programa propõe uma reforma na casa de uma família. E, enquanto promove a transformação, mostra a história deles de uma maneira a envolver o público, que é levado a torcer por eles.

É sabido que se trata de uma fórmula que funciona na TV aberta. Estão aí quadros, como o Lar Doce Lar, do Caldeirão do Huck, e Construindo um Sonho, do Domingo Legal, que usam do mesmíssimo expediente. No entanto, o fato de o GNT explorar tal formato mostra que o canal busca agregar público com elementos à prova de erros. Mas, claro, respeitando sua vocação, afinal, o canal se fez com programas de culinária e decoração. Ou seja, um programa de reformas faz sentido dentro da grade.

GNT mais aberto

Assim, Extreme Makeover Brasil é mais um produto do GNT que busca trazer um novo público ao canal. Ele se junta ao Que História É Essa, Porchat?, que também tem um apelo junto à audiência, neste segmento de apostar num formato mais popular, e com um apresentador mais conhecido (oriundos da TV aberta).

Além destes, há ainda o Mestre do Sabor, reality show culinário que é exibido simultaneamente pela Globo aberta e pelo GNT, e pilotado por Claude Troisgros, uma das estrelas do canal fechado. Há uma transformação acontecendo no GNT. E com resultados bem interessantes.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo. 

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade