A Fazenda, Mestre do Sabor, MasterChef, FFF: atuais reality shows não emplacam

Publicado em 05/12/2019

O segundo semestre de 2019 não foi muito feliz para as emissoras abertas no segmento dos reality shows. Record TV, Globo, Band e SBT não conquistaram grandes índices de audiência com seus programas, que também não tiveram grande repercussão. A Fazenda, Mestre do Sabor, MasterChef e Famílias Frente a Frente são algumas das atrações que decepcionaram.

A atual temporada de A Fazenda frustrou os fãs. No ano passado, a chegada de Marcos Mion e o elenco bem escolhido deram um up na atração, que, anteriormente, quase foi cancelada definitivamente pela Record. Porém, a vitalidade vista em 2018 não se repetiu. Na reta final, A Fazenda 11 encara uma triste monotonia. Os poucos participantes que rendiam foram sendo eliminados, o que colaborou com o marasmo da casa.

Decepção semelhante aconteceu com o MasterChef – A Revanche. A ideia de se reunir ex-participantes pareceu à prova de erros, mas não funcionou na prática. O reality até resgatou bons ex-concorrentes, mas estreou num momento de extremo desgaste da fórmula. Assim, a atração da Band vem amargando baixos índices de pouquíssima repercussão.

Comida nem sempre funciona

Aliás, o segundo semestre de 2019 não foi bom no segmento dos talent shows de culinária. A Globo, tardiamente, entrou nesta seara com Mestre do Sabor, que se revelou um formato de pouco apelo. Apesar de algumas ideias interessantes, o programa de Claude Troisgros não conseguiu envolver o público com os participantes. Deste modo, não criou identificação e nem torcida. Assim, entra na reta final em brancas nuvens.

Outra novidade do segmento que não aconteceu foi o Famílias Frente a Frente, do SBT. A competição de Tiago Abravanel é divertida, mas parece sofrer com o desgaste evidente que impregna a maioria dos realities de culinária. Além disso, vem sendo exibida num péssimo horário, praticamente na madrugada de sexta para sábado. FFF não deixará boas lembranças.

É bem possível que o parco desempenho destes programas tenha a ver com o excesso de realities na programação da TV aberta. Porque o que se vê atualmente são variações dos mesmos formatos de sempre. Faltam novidades de fato neste segmento.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade