Vivendo uma mulher humilde em Topíssima, Silvia Pfeifer se reinventa na TV

Publicado em 11/07/2019

Em Topíssima, novela das 19h45 da Record TV, Silvia Pfeifer vive Mariinha. Moradora da comunidade do Vidigal, ela é uma mulher humilde, que vive para o trabalho e os filhos. Toca com muito vigor o restaurante Cantinho da Laje, e está sempre disposta a aconselhar o filho Antonio (Felipe Cunha), o mocinho da trama de Cristianne Fridman. Em suma, uma típica “mãezona” do subúrbio do Rio de Janeiro.

Trata-se de um tipo muito comum numa novela. Mas é um tipo novo na trajetória de Silvia Pfeifer nos folhetins. Desde que estreou no gênero, vivendo Isadora Venturini na novela Meu Bem, Meu Mal, da Globo, a atriz está acostumada a viver mulheres sofisticadas. Silvia já viveu heroínas e megeras, mas todas têm finesse e elegância como pontos em comum.

Na verdade, Silvia Pfeifer já viveu tipos mais populares no passado, como em Bela, a Feia. Mas seus personagens mais marcantes foram de mulheres elegantes. Além de Isadora Venturini, Lea Mezenga, de O Rei do Gado, e Leila Sampaio, de Torre de Babel, foram outras personagens emblemáticas da atriz. Leda, protagonista de Perigosas Peruas, também tinha um perfil altivo.

De modelo a atriz

Ou seja, muitas das personagens marcantes de Silvia Pfeifer emprestaram o porte altivo da atriz. Modelo de sucesso dos anos 1970 e 1980, Silvia migrou para as novelas e levou à TV a postura das passarelas. Nesta trajetória, a atriz enfrentou severas críticas, acumulando perfomances nas quais dividiu opiniões.

Assim, em Topíssima, Silvia Pfeifer vive uma espécie de reinvenção. Além de encarnar uma personagem pouco comum em sua carreira, ela ainda consegue demonstrar amadurecimento como atriz. Ela convence como Mariinha, seja no trato com os filhos, seja no conflito amoroso envolvendo Lara (Cristiana Oliveira) e Carlos (Maurício Mattar). Sem dúvidas, um acerto na escalação.

Silvia Pfeifer em dose tripla

Nesta segunda-feira (15), Silvia Pfeifer viverá uma situação inusitada na TV. A atriz estará no ar em três trabalhos e duas emissoras diferentes. Além de Mariinha em Topíssima, ela também pode ser vista na Record TV na reprise de Bela, a Feia. E estará também na Band, que começa a exibir a novela Ouro Verde, trama portuguesa da qual a atriz faz parte. Nada mal.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade