Com atuação consistente, Jesuíta Barbosa cresce na reta final de Verão 90

Publicado em 18/07/2019

Festejado ator de filmes e séries, Jesuíta Barbosa faz em Verão 90 seu primeiro personagem regular numa novela. E não é qualquer personagem: Jerônimo é o antagonista da trama das sete da Globo. O tipo dividiu opiniões, é verdade. Porém, nesta reta final, o ator tem mostrado segurança em cena, oferecendo uma atuação consistente e bem de acordo com a proposta da trama.

Jerônimo é um vilão típico, movido pela ambição. Querendo sempre se dar bem, ele passa por cima da família e de quem mais o atrapalhar. Ao mesmo tempo, tem contradições, como a paixonite por Manu (Isabelle Drummond) e o aparente amor por Vanessa (Camila Queiroz). Porém, está inserido numa comédia rasgada, com pouco compromisso com a realidade. Como, então, imprimir credibilidade neste contexto?

Pois Jesuíta Barbosa conseguiu. Optou por uma composição minimalista, com muitos olhares e poucos gestos. Com isso, fez um vilão digno, com camadas. Jerônimo se mostrou com tantas possibilidades que agora, na reta final, conseguiu se reinventar sem perder de vista a sua trajetória. Neste momento, ele toca a Televendão, um canal de vendas, e atua inclusive como apresentador. Assim, criou uma persona no vídeo, que ora lembra Silvio Santos, ora Ciro Bottini. Suas sequências à frente de um game show são impagáveis.

Despretensão

Com isso, até Jerônimo, com seu ar sério e dramático, conseguiu cair na comédia absurda proposta pelas autoras Paula Amaral e Izabel de Oliveira. E entrou bem no clima de Verão 90, que chega perto de seu desfecho reafirmando sua despretensão non sense.

Assim, Jesuíta Barbosa mostra versatilidade. O ator, que no ano passado emocionou como Ramirinho, de Onde Nascem os Fortes, agora desperta o ódio em Verão 90. E mostra que, seja no drama realista ou na comédia farsesca, o trabalho de composição faz a diferença.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade