Deslocado em Verão 90, Herculano não deve fazer falta à trama

Publicado em 31/05/2019

Herculano, personagem de Humberto Martins em Verão 90, se despede hoje (31) da trama. Cineasta em busca de reconhecimento, ele aceita um convite para um trabalho no exterior e deixa o país. Com isso, chega ao fim o seu romance com Janaína (Dira Paes), a protagonista madura da novela das sete da Globo. A saída do par romântico de uma das mocinhas da história poderia ser um problema. Mas, neste caso, a história não deve sair prejudicada.

Isso porque Herculano nunca convenceu como o herói maduro de Verão 90. O personagem não mostrou firmeza em nenhum momento da trama, o que poderia justificar sua permanência na linha de frente da história. Neste caso, faltou uma direção mais firme, no sentido de fazer o ator Humberto Martins sair de sua zona de conforto. O ator simplesmente repetiu trejeitos e maneirismos de Eurico, seu personagem em A Força do Querer. Assim, construiu um Herculano meio bobo, algo fora da proposta da novela.

Herculano poderia ser um tipo interessante. Ex-ator de pornochanchada, ele buscava se firmar no cinema “sério”. Ou seja, era um artista comprometido com a sua arte. No entanto, isso não era reafirmado nas ações de Herculano. O tom de voz trêmulo, quase tímido, não convinha diante de um personagem que, em tese, tem estofo e vivência.

Texto não ajudou

Além disso, o texto de Izabel de Oliveira e Paula Amaral não ajudou Herculano a deslanchar. O cineasta viveu momentos de pura passividade, como quando tinha que lidar com a obsessão da ex Gisela (Débora Nascimento). Faltou pulso da parte dele, para que o público acreditasse verdadeiramente em seu amor por Janaína.

Em contrapartida, Raimundo (Flavio Tolezani) cumpre esta função com mais vigor. Além de contar com um intérprete bastante inspirado, o personagem é simpático e dono de si. Com isso, seu flerte com Janaína despertou o interesse da audiência para que este casal acontecesse. Sem Herculano, Raimundo finalmente terá sua chance com a “mãe coragem”.

Segundo a direção da Globo, o final de Herculano está em aberto. Ele pode voltar, ou não, na reta final de Verão 90. Seja como for, fato é que a ausência de Herculano, neste momento da obra, não será sentida. Janaína seguirá com sua vida e deve viver mais momentos românticos em Verão 90.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade