Para Globo, crianças só assistem TV no fim do ano

Publicado em 26/12/2018

Já é tradição da Globo dedicar a noite de Natal para a exibição de programas voltados para crianças. No passado, especiais protagonizados por ícones infantis como Xuxa, Angélica e Renato Aragão passaram por ali. O horário também já foi ocupado por especiais da Turma da Mônica, filmes de apelo infantil e musicais também voltados para este público.

Neste ano, não foi diferente. A emissora apostou no especial O Natal Perfeito, escrito por Priscila Steinman e dirigido por Vinícius Coimbra. Protagonizado pelas crianças Melissa Nóbrega (Catarina) e Cauã Antunes (Jonas), o especial chamou a atenção pela estética lúdica e pela trama encantadora, que tratava da sustentabilidade. Foi uma simpática surpresa neste fim de ano sem grandes investimentos das emissoras.

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O Natal Perfeito mostrou o poder de fogo da Globo na realização de produções infantis. A emissora acerta na fórmula dando um tom fantástico às tramas mais simples, mas capazes de atrair um público familiar. É um produto para crianças, mas que atende a um público diverso. Em suma, O Natal Perfeito foi uma produção infantil de alto nível, como pouco se vê na TV aberta.

Crianças carentes na TV

Uma pena que, atualmente, a emissora só investe nas crianças no fim do ano. Desde 2015, quando a TV Globinho chegou ao fim, o canal não investe mais em produções voltadas para os pequenos. O que é uma pena, tendo em vista que, sem atrações para crianças, a emissora não forma um novo público.

Uma prova do quão importante é oferecer atrações para crianças é a cartela de produtos do GloboPlay, o serviço de streaming da Globo. Na plataforma, há uma ampla variedade de atrações da emissora, como novelas e atrações de entretenimento. Mas, para angariar também o público infantil, o GloboPlay tratou de oferecer, também, os programas exibidos no Gloob, canal infantil do Grupo Globo. Ou seja, o GloboPlay está formando sua audiência. A Globo, não.

A boa receptividade de especiais de fim de ano infantis, ou dos programas do Gloob, mostra a força deste público. E a Globo, infelizmente, tem ignorado este público o ano todo. Nesta fase de mudanças na grade, a emissora poderia considerar abrir uma brecha que seja para produtos infantis. Nem que seja um produto do Gloob exibido em TV aberta. Já seria alguma coisa.

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