Ampliação do Primeiro Impacto é uma péssima ideia do SBT

Publicado em 03/10/2018

Desde segunda-feira (01), o matinal Primeiro Impacto, do SBT, ganhou mais uma hora de duração. Agora, a atração comandada por Dudu Camargo e Marcão do Povo tem nada menos que quatro horas, cobrindo parte da faixa horária anteriormente dedicada ao público infantil. Trata-se de uma manobra equivocada da emissora (a ideia é do próprio Silvio Santos, dizem), já que Primeiro Impacto, claramente, não tem estrutura para ficar tanto tempo no ar.

O jornal já penava para preencher suas duas horas e meia, quando era exibido entre 6h e 8h30. Dudu Camargo e Marcão do Povo costumavam passar um bom tempo numa conversa fiada com o público, enquanto eram exibidas matérias requentadas do SBT Brasil e do SBT Notícias. O diferencial eram as entradas ao vivo, que davam alguma temperatura e agilidade ao noticioso. Mas ficava claro que o Primeiro Impacto operava precariamente, por mais esforçada que fosse sua equipe (e é preciso reconhecer isso: a equipe sempre se mostrou comprometida, procurando fazer um jornal longo sem recursos, mas com criatividade).

Leia também: Primeiro Impacto pode ganhar mais tempo no ar a partir desta segunda

No entanto, com o fim do Mundo Disney, o Primeiro Impacto ganhou mais meia hora e nenhum investimento. O que já seria algo temeroso. Agora, ganhou mais uma hora. E segue com a mesmíssima estrutura. Assim, o que se vê no ar é uma espécie de reedição do SBT Notícias, que ocupa a madrugada toda. Neste jornal, as notícias vão sendo reexibidas e atualizadas de tempos em tempos. Agora, o Primeiro Impacto segue a mesma cartilha. Com isso, o SBT soma mais de oito horas de jornalismo ao vivo, ininterruptamente, sem ter estrutura para tal.

Primeiro Impacto reduz espaço da programação infantil

Além de não ter estrutura para comportar quatro horas de duração, o Primeiro Impacto ainda provoca a redução do espaço da programação infantil. O Bom Dia & Cia, único infantil diário da emissora, agora entra no ar às 10 horas da manhã. Assim, a emissora quebra uma tradição que mantinha desde que entrou no ar, nos anos 1980: dedicar toda a sua manhã aos infantis.

Não deu outra: com a ampliação, o Primeiro Impacto viu sua média de audiência cair. O jornal, que era vice-líder de audiência, passou a ficar atrás da Record TV. Trata-se de uma consequência esperada, já que a emissora nunca foi referência em jornalismo, e sim em infantis. Mudar um hábito como esse não é tão fácil assim.

Mas, pelo jeito, “enfiar” o Primeiro Impacto goela abaixo de seu público é uma missão de vida de Silvio Santos. O dono do SBT já tentou emplacar o jornal na hora do almoço, numa mudança estapafúrdia que durou menos de uma semana. Agora, tenta novamente, desta vez manhã adentro. Mas sem um investimento real, não há muito o que fazer para tornar o programa mais atrativo.

Leia também: Possível fim do Programa do Porchat será uma grande perda para a RecordTV

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade