Ratinho completa 20 anos de SBT e vive excelente fase

Publicado em 07/09/2018

O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, está completando 20 anos no SBT. Em setembro de 1998, Silvio Santos tirou o apresentador da Record, onde se destacava no comando do Ratinho Livre, e lhe entregou o Programa do Ratinho. De lá para cá, Ratinho foi se moldando aos tempos, sabendo se reinventar, ao mesmo tempo em que manteve intacto seu estilo peculiar. Com isso, consolidou um espaço e se tornou um grande nome da TV brasileira.

Fenômeno dos anos 1990, Ratinho fez sua fama de maneira pouco ortodoxa. Seja bancando o apresentador policial “justiceiro” no 190 Urgente, seja apresentando casos bizarros no Ratinho Livre. Com atrações apelativas, brigas no palco, exploração de doenças e outras pautas de gosto duvidoso, Ratinho conseguiu atrair os holofotes para si. A crítica o detonava, enquanto o povão o adorava. Nos áureos tempos, incomodava a Globo, obrigando a líder a esticar os capítulos de sua novela da nove.

Leia também: Ratinho fala sobre 20 anos de SBT no Poder em Foco deste domingo

No entanto, Ratinho não resistiu à campanha contra a baixaria instalada na década de 2000. Aos poucos, as atrações bizarras de seu programa não garantiam mais os altos índices de audiência de outrora. Assim, Ratinho se viu obrigado a se reinventar. E não foi um processo fácil. Entre 2005 e 2006, o apresentador patinou tentando reformular o Programa do Ratinho. Não deu certo e o programa saiu do ar. Entre 2007 e 2008, Ratinho reapareceu no comando de outras atrações, como Jornal da Massa, Você É o Jurado e Nada Além da Verdade. Chegaram a especular que ele deixaria o SBT.

A volta do Programa do Ratinho: apresentador faz as pazes com o público

Porém, em 2009, Ratinho teve a chance de retomar o programa que levava seu nome. Apostando em jornalismo, prestação de serviço, distribuição de prêmios e humor, o Programa do Ratinho voltou com bons resultados no fim de tarde do SBT. A boa aceitação da nova fase do programa o levou de volta ao horário nobre. Ali, finalmente fez as pazes com a audiência.

O grande trunfo de Ratinho neste tempo todo foi sua capacidade de se consolidar como comunicador, sem a necessidade de estar atrelado a atrações de gosto duvidoso. Isso porque ele manteve seu estilo, uma espécie de “palhaço rabugento”. Deste modo, fez com que seu nome se tornasse maior do que o programa que apresenta. Atualmente, poucos apresentadores têm essa capacidade.

Hoje, o Programa do Ratinho aposta em calouros, games, musicais, prêmios, humor e matérias de cunho emocional. É um programa de variedades tal qual o Programa Silvio Santos, mas com a personalidade de Ratinho. E ele comanda com muita propriedade esta espécie de “circo eletrônico” que criou para si. Tornou-se um grande animador, capaz de falar às massas como poucos. E o sucesso de seu atual programa reflete isso.

Leia também: Cansativo, TV Fama carece de uma reformulação urgente

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade