Bom Dia & Cia chega aos 25 anos em boa fase

Publicado em 03/08/2018

Ontem (02), o infantil Bom Dia & Cia, do SBT, chegou aos incríveis 25 anos de idade. Nada mal para uma atração que estreou despretensiosa e, hoje, é um “sobrevivente” na TV aberta. Nestes anos todos, Bom Dia & Cia passou por altos e baixos, escapou da extinção algumas vezes e penou com reprises de desenhos velhos. Mas hoje vive um bom momento no Ibope e com atrações de maior apelo.

Alçada ao posto de apresentadora por acaso, Silvia Abravanel vem tocando o Bom Dia & Cia com dignidade. Silvia, que era diretora da atração, conseguiu ficar à vontade na condução do programa. Depois de um início no “susto” e dificuldades para encontrar uma postura adequada, Silvia acabou encontrando um rumo. Ela não é um poço de carisma, é verdade, mas consegue uma boa comunicação com as crianças que participam dos jogos do programa.

Leia também: Nos 25 anos do Bom Dia & Cia relembre os desenhos animados de maior sucesso

Outro fator que colabora com a boa fase do Bom Dia & Cia é a reformulação dos jogos. Desde que o formato de brincadeiras por telefone foi adotado, em 2007, o infantil sobreviveu com basicamente os mesmos jogos de sempre. Corrida de cavalos, procurar coelhos ou saber se a tartaruga deveria nadar para a esquerda ou direita foram jogos usados à exaustão por Yudi Tamashiro e Priscila Alcântara. Muitos jogos ainda são os mesmos, mas há o cuidado de se trazer novidades de tempos em tempos.

Novos desenhos

Mas o principal motivo para a boa fase do programa foi sua necessária renovação do pacote de desenhos. Nos últimos tempos, Bom Dia & Cia encontrou dificuldades em lançar novas animações e abusou de reprises do Super Choque e Liga da Justiça. No entanto, de uns anos para cá, o infantil trouxe algumas novidades que fizeram a diferença, como Bob Esponja, Jovens Titãs em Ação e Masha e o Urso. Recentemente, houve o lançamento das novas temporadas de Ben 10, As Meninas Superpoderosas e Monstros Vs Alienígenas. São os desenhos a grande atração do Bom Dia & Cia, e eles merecem atenção sempre.

Bom Dia & Cia se livrou da extinção

A boa fase do Bom Dia & Cia faz jus à boa trajetória da atração. Criado pelo diretor Nilton Travesso em 1993, o programa projetou Eliana e foi na contramão dos infantis da época. Apostou numa linguagem mais simples, lúdica e didática, enquanto os concorrentes abusavam da pirotecnia. A fórmula deu certo e o Bom Dia & Cia deixou a sua marca. Quando Eliana deixou o programa, Jackeline Petkotic assumiu o comando e manteve o conteúdo mais educativo, vivendo histórias que traziam noções de cidadania.

Vale lembrar que o infantil quase foi extinto em várias ocasiões. Em 2003, em meio a uma crise financeira, o SBT ameaçou cancelar a produção e fazer do programa uma mera faixa de desenhos. O comercial do SBT chiou, e a solução foi substituir Jackeline por dois apresentadores-mirins, Jéssica e Kauê, para baratear os custos. Foi uma fase de economia total e conteúdo fraquíssimo, que só acabou em 2007, quando, já sob o comando de Yudi e Priscila, adotou o formato atual. No entanto, o programa quase acabou de novo em 2015, em razão da estreia do Mundo Disney. Mas escapou do cadafalso mais uma vez.

Leia também: Final apática sinaliza desgaste do MasterChef

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade