Reprise de Belíssima não refresca situação das tardes da Globo

Publicado em 30/07/2018

Não é só o Vídeo Show que anda mal das pernas nas tardes da Globo. O Vale a Pena Ver de Novo também não vive seus melhores dias. Depois de ver seus índices de audiência caírem com Celebridade, a faixa segue com dificuldades. A reapresentação de Belíssima não conseguiu ampliar os índices de audiência do horário. Vale a Pena Ver de Novo segue com números em torno dos 13 pontos no Kantar Ibope, ainda distante dos bons números alcançados por Senhora do Destino.

O que chama a atenção neste caso é que Belíssima não conseguiu segurar o bom público conquistado durante a Copa do Mundo. Impulsionada pelos jogos, já que era exibida na sequência, a novela de Silvio de Abreu chegou a excelente patamar em vários capítulos. Mas não teve força para manter a plateia, retornando aos índices modestos ao fim do mundial.

Leia também: Relembre trama e curiosidades de A Indomada, que está de volta no Viva

No entanto, o resultado não chega a surpreender. Belíssima sempre se mostrou uma aposta de risco da Globo. Por mais que tenha feito sucesso em sua exibição original, a novela não é de fácil digestão para o público da tarde. Assim como Celebridade, Belíssima é uma novela com um tom mais soturno. E o Vale a Pena Ver de Novo, nos últimos anos, se acostumou com tramas mais açucaradas, anteriormente exibidas às 18h e às 19h.

Além disso, muito da força de Belíssima tem a ver com os inúmeros mistérios que permeiam a trama. Mistérios estes que não existem mais, já que muitos se lembram das resoluções dos enigmas da história. Qualquer busca na internet pode levar o espectador a saber quem é o filho de Bia Falcão (Fernanda Montenegro), ou quem matou Valdete (Leona Cavalli). Em suma, não é fácil reapresentar uma novela policial.

“Morte” de Bia Falcão pode alavancar Belíssima

Por outro lado, em breve Belíssima entrará numa fase mais envolvente. A partir da “morte” de Bia Falcão, outros mistérios virão à tona. Ficará mais claro aos olhos do público que muito do que aconteceu nos primeiros capítulos faz parte de uma grande armação. Sendo assim, muitos personagens ganham novos rumos. Belíssima é uma novela que tem como mote a frase “as aparências enganam”. Ou seja, a novela muda de rumo quando os personagens revelam suas verdadeiras faces.

A partir daí, Belíssima se torna um thriller policial de vez. Isso dá fôlego à história, que fica mais interessante. No entanto, como já dito, as respostas aos enigmas propostos já são conhecidas. Sendo assim, existe uma grande possibilidade de a trama policial não empolgar desta vez. E mais: a direção da Globo terá paciência para esperar esta virada, ou vai começar a picotar a novela, como fez com Celebridade?

Leia também: Ao substituir Amanhã É Para Sempre por Carrossel, SBT quebra um hábito

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade