Para emplacar Roda a Roda, SBT volta ao tempo das mudanças diárias

Publicado em 13/07/2018

Foi uma semana agitada no SBT. Silvio Santos voltou a atacar e promoveu uma série de mudanças na programação de sua emissora ao longo da semana. O motivo foi a volta do game Roda a Roda à grade diária. Para tentar achar o melhor horário para a atração apresentada por Rebeca Abravanel, a emissora praticamente brincou de “Escravos de Jó” com seus programas nos últimos dias.

Roda a Roda reestreou na última segunda-feira (09) em sua antiga faixa, às 19h15. Na terça (10), passou para às 20h25, além de ganhar uma reprise depois do The Noite. Com isso, o SBT Brasil foi encurtado e As Aventuras de Poliana foi empurrada para mais tarde. Na quarta (11), mais mudanças: SBT Brasil passou a entrar mais cedo, às 19h20, ganhando um bloco local. E, finalmente, na quinta (12), mais uma “novidade”: a volta dos boletins informativos ao longo da programação. Ufa!

Leia mais: SBT muda novamente e SBT Brasil passa a ter primeira parte opcional para rede

Com as mudanças, o SBT conseguiu o que queria. Roda a Roda às 20h25 viu sua audiência crescer. No entanto, as consequências acabaram sendo sofridas pelo SBT Brasil. O noticiário apresentado por Rachel Sheherazade vinha numa excelente fase de audiência, com os melhores índices registrados desde a estreia, em 2005. Isso porque o jornal costumava ver sua audiência aumentar nos blocos finais, o que favorecia sua média. Como agora o bloco final está menor, os índices acabaram perdendo fôlego. E entrar mais cedo também não ajuda.

A emissora ainda correu o risco de prejudicar seu atual trunfo, As Aventuras de Poliana. Mudar o horário de uma novela sempre pode trazer consequências sérias. No entanto, a trama infantil não foi prejudicada. Seguiu mantendo sua audiência num excelente patamar. Mas, mesmo assim, o SBT não escapou de causar um outro probleminha, já que a série juvenil Z4 vai ocupar a faixa das 21h30. Com isso, a reprise de Chiquititas estará praticamente alocada na faixa das 22 horas. Não é um horário muito adequado para uma atração infantil, não é mesmo?

Efeito Roda a Roda: jornalismo do SBT ainda deve ter mudanças

O efeito Roda a Roda na programação do SBT gerou mudanças um tanto inusitadas no jornalismo do canal. Isso porque, ao criar um bloco regional do SBT Brasil, a emissora contradiz o próprio título do noticiário. Ou seja, o SBT Brasil não é “Brasil” de fato em seu bloco inicial. Mas isso não parece um problema para uma emissora que já exibiu o Viva a Noite à tarde, o Oito e Meia no Cinema às 22h, e a Sessão das Dez à meia-noite. Isso sem falar no Jô Soares Onze e Meia, que raramente começava às 23h30. E o que falar do Bom Dia e Cia, que ocupa um bom espaço da tarde do SBT?

Nomenclaturas à parte, há quem diga que o bloco regional do SBT Brasil pode ser um ensaio para a volta de um jornal local, tipo o SBT São Paulo. Mas vale lembrar que o SBT São Paulo já teve duas versões anteriores, e as duas tiveram vida curta. Outros também acreditam que o canal estuda a volta do Aqui Agora. Outro programa cuja tentativa de retorno no ano de 2008 também não deu em nada. Ou seja, mais uma vez, o SBT voltou ao tempo de grade instável. Uma pena.

Leia também: Frio e arrastado, desfecho de Batalha dos Confeiteiros não empolgou

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade