Com Denúncia Urgente, RedeTV! resgata a fórmula do Ratinho “das antigas”

Publicado em 29/05/2018

Na eterna dúvida entre exibir programas próprios ou vender horários a terceiros, a RedeTV! já promoveu uma série de mudanças, estreias e reestreias na faixa das 18 horas de sua programação diária. Buscando um programa capaz de alavancar a audiência do RedeTV News, o canal já programou desenhos, jornalísticos e humorísticos, que passaram pelo horário sem dizer a que vieram. Até mesmo uma segunda edição do A Tarde É Sua chegou a ser exibida, mas durou apenas uma semana.

Dentre tantas tentativas, o único destaque que a emissora obteve no horário foi a reprise do Operação de Risco, programa policial exibido nas noites de sábado. Mas, mesmo com o bom resultado, o repeteco de Operação de Risco foi rifado em razão da venda de horário para terceiros. Voltou um bom tempo depois, e novamente registrando índices satisfatórios. E, enxergando o potencial da atração, a direção da RedeTV! teve a boa ideia de exibir programetes informativos dentro da reprise, ampliando o espaço do jornalismo. Silvio Luiz passou a comandar os boletins esportivos, enquanto o repórter Edie Polo passou a comandar o Edie Zap, um espaço para denúncias baseadas em vídeos de whatsapp. E assim, sem muito planejamento, descobriram uma verdadeira “mina de ouro”. Em razão dos boletins, a audiência do Operação de Risco cresceu, chamando a atenção da direção da emissora.

Com estreia de novo programa do Edie Zap, RedeTV! atinge alta repercussão no Twitter

Por conta disso, desde ontem (28), o Operação de Risco foi substituído por duas novas atrações, o Boletim do Esporte e o Denúncia Urgente. Este último nada mais é que uma ampliação do Edie Zap, trazendo Edie Polo comentando os vídeos e as denúncias recebidas, sempre num tom acima. Numa mistura inusitada de programa policial e humor, abusando de legendas “engraçadinhas”, o Denúncia Urgente parece um jornal feito pela equipe do Encrenca.

Não se trata de uma ideia nova da RedeTV!. Denúncia Urgente bebe da fonte do clássico 190 Urgente, programa policial da CNT que projetou Ratinho. O atual apresentador do SBT aparecia numa bancada com um cassetete na mão, comentando as notícias policiais. Sempre esbravejando, Ratinho criou o tipo engraçado rabugento que o consagrou. Não por acaso, 190 Urgente foi um dos poucos programas de destaque na história da combalida CNT.

Pois Edie Polo surfa na mesma ideia. Ele esbraveja, faz piada e chama bandido de vagabundo, chegando até a segurar um cassetete na mão, tal e qual Ratinho fazia. A diferença é que a RedeTV! conseguiu baratear a fórmula, já que Denúncia Urgente praticamente não tem equipe de reportagem, pois é feito basicamente de vídeos de celular e um apresentador onipresente. E é aí que mora o perigo: a atração abusa da música de efeito e da gritaria, soando como uma ode à violência.

Análise: a greve dos caminhoneiros e a televisão ao vivo

Misturar violência, denúncia e humor é uma fórmula de gosto duvidosíssimo. Mas, sem dúvidas, trata-se de um formato que tem seu público. A RedeTV! atirou no que viu, mas acertou mesmo no que não viu.

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade