Band “queima” MasterChef ao exibi-lo no mesmo horário do BBB

Publicado em 14/03/2018

MasterChef, a menina dos olhos da Band, estreou mais uma temporada na semana passada. Ontem (13), foi ao ar o segundo episódio da nova competição que, neste início, explorou uma série de duelos envolvendo “candidatos a candidatos”: dois disputavam uma vaga tendo que realizar um prato utilizando o mesmo ingrediente. Passado o mata-mata, foram definidos 21 competidores.

Entretanto, embora tenha começado já com bons competidores e a sempre divertida avaliação dos jurados Henrique Fogaça, Érick Jacquin e Paola Carosella, MasterChef não teve a repercussão que costuma obter desde que estreou na programação da Band, em 2014. E o motivo desta aparente indiferença é simples: a atração bate de frente com o Big Brother Brasil. O BBB da Globo já está na reta final, rendendo excelentes índices de audiência para o canal e fazendo a alegria dos comentaristas das redes sociais.

Ou seja, quem está interessado na disputa entre Clarisse e Adriana para saber quem faz o melhor arroz brasileiro, se naquele mesmo momento, a esperada “vingança de Gleici” era concretizada com a eliminação de Patrícia no BBB? Pobre Ana Paula Padrão, sem chances de obter grande atenção da plateia, quando logo ali ao lado Tiago Leifert comandava seu “parquinho”, cujo incêndio só aumenta.

A Band é muito dependente do MasterChef, e por isso é compreensível que o canal não espere para lançar seu único programa que rende audiência e repercussão. Mas não deixa de ser uma queimação de cartucho lançar uma temporada novinha em folha justamente num momento em que o BBB bomba. Os dois programas têm público semelhante, e a concorrência entre eles, sem dúvidas, gera canibalismo. Melhor seria lançar o MasterChef em abril, já sem o BBB à frente. Seria bom até para o programa, que teria menos episódios e seria mais ágil. Porque o atual formato adotado pela Band, com temporadas gigantes divididas em episódios maiores ainda, é bem cansativo.

No ano passado, a Band já havia cometido o mesmo erro e sentiu o golpe. Mesmo diante de um BBB que não empolgou tanto quanto o deste ano, o MasterChef só conquistou seu lugar ao sol depois que a competição da Globo chegou ao fim. Agora, é esperar se este ano a história vai se repetir, e o MasterChef vai decolar ou não. Até porque a Band tem abusado do formato, o que fatalmente vai desgastar a fórmula. Mais cedo ou mais tarde.

SBT volta das férias apostando em “mais do mesmo”

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade