Globo busca mais transparência em atual edição do BBB

Publicado em 16/02/2018

Em época de Big Brother Brasil, sobram “reclamadores” na internet, desde aqueles que defenestram o reality show da Globo, até aqueles que levam o jogo bem a sério, a ponto de defender seus favoritos com unhas e dentes e orquestrar campanhas contra os considerados “inimigos”. Neste contexto, sempre tem aquele que coloca em xeque as votações, as provas e demais desdobramentos do jogo, apontando indícios de cartas marcadas ou intervenções diretas da direção da Globo no andamento da atração.

Talvez para evitar críticas como esta última, a direção do reality show tem adotado algumas medidas na tentativa de deixar o jogo mais transparente. Esta é a primeira edição do BBB, por exemplo, que as intervenções da direção são mostradas ao espectador do pay-per-view. E, além disso, duas medidas mostradas no episódio exibido ontem à noite (15) mostram o esforço do programa de evitar acusações de armação.

Logo no início do programa, Tiago Leifert avisou que o BBB foi alertado pelo público de que uma das novidades deste ano, o “testamento do eliminado”, poderia dar margem a alguma armação. Isso porque o testamento era gravado pelo eliminado durante a participação deste no Mais Você, num momento em que o participante já tinha informações suficientes para tentar alguma artimanha. Esta “falha” foi apontada pelo espectador nas redes sociais, e Tiago acabou anunciando mudanças. Assim, o testamento desta semana foi cancelado e, a partir da semana que vem, ele será gravado logo que o eliminado deixar a casa, quando ainda não tem informações sobre a repercussão do jogo aqui fora. Tiago disse, então, que o público tinha toda a razão, e que o BBB era feito “por você”.

Mais tarde, um erro na prova do líder deu a liderança a Diego. Num jogo de perguntas e respostas, o participante acumulou o maior número de pontos, mas, novamente, o público apontou uma falha na contabilidade do game. Pois Tiago retornou ao ar, no intervalo do Brasil a Bordo, para avisar que a falha realmente ocorreu. Ele pediu desculpas a Diego e passou a liderança à Família Lima.

Claro, ainda haverá quem aponte discrepâncias e quem acredite em teoria da conspiração. Mas o fato de a direção do BBB estar mais atenta aos comentários do público e aberta a este tipo de intervenção já mostra um avanço na maneira como o jogo é conduzido.

Atores veteranos fazem figuração de luxo em O Outro Lado do Paraíso

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade