Notícia da saída de Evaristo Costa da Globo pega espectadores de surpresa

Publicado em 20/07/2017

Desde a noite de ontem (19) não se fala em outra coisa no universo televisivo: depois de 18 anos de bons serviços prestados, Evaristo Costa deve deixar a Globo. A notícia foi dada pelo colunista Flavio Ricco, do UOL, que afirmou que o apresentador do Jornal Hoje deve tirar um período sabático fora do Brasil. A Globo, até aqui, não confirma a informação, mas já apareceram especulações diversas, inclusive de possíveis substitutos para o apresentador.

Evaristo Costa está na Globo desde 1999, quando estreou como repórter do Mais Você, de Ana Maria Braga. Antes disso, trabalhou em uma produtora de programas para TV e, depois, foi contratado pela então TV Globo Vale do Paraíba (atual TV Vanguarda São José dos Campos). Começou na produção, passando para a função de repórter e apresentador, e dali chegou ao programa de Ana Maria Braga, que acabava de estrear nas tardes da Globo. Depois da atração, Evaristo passou para o jornalismo, chegando ao SPTV (atual SP 2) e, mais adiante, passou a apresentar a previsão do tempo em programas como Globo Rural e Jornal Hoje. Quando Carlos Nascimento deixou a Globo e o comando do jornal vespertino, Evaristo assumiu a bancada, formando dupla com Sandra Annenberg.

Começava ali uma das parcerias mais vitoriosas do jornalismo da Globo. Com muita química e simpatia, Evaristo e Sandra conquistaram os espectadores, que chegaram até mesmo a “shippá-los”. A dupla aproveita com muita competência a chance de fazer um jornal de hora do almoço mais descontraído, e adotou um tom bem informal e “conversado”, no qual estabelecem um diálogo com o espectador e com eles próprios. Hoje, além de titular do JH, Evaristo Costa faz parte do rodízio de apresentadores do Jornal Nacional, aos sábados, e é o substituto de Tadeu Schmidt no Fantástico. E sempre muito bem avaliado pelos espectadores, com quem tem interação direta nas redes sociais.

Com tamanha aprovação popular, Evaristo Costa surgiu como um substituto natural de William Bonner. Claro, o editor-chefe do Jornal Nacional ainda tem muita lenha para queimar, mas parecia certo que caberia a Evaristo a bancada do principal noticioso da Globo, quando o atual titular a deixar. Por isso mesmo, a notícia de seu desligamento da emissora pegou a todos de surpresa. A impressão que fica é que o jornalista está abrindo mão de trilhar o sonho dourado de grande parte dos jornalistas do país, que é encabeçar o telejornal mais visto.

O jeito é esperar a Globo se pronunciar oficialmente, seja desmentindo ou confirmando a informação e, caso confirme, anunciar também quem o substituirá no Jornal Hoje. Já se fala em César Tralli ou Rodrigo Bocardi, por exemplo. O que se sabe desde já é que, confirmada a sua saída, Evaristo Costa fará falta.

Terminando mais uma temporada, Mister Brau mostra constante evolução

*As informações e opiniões expressas nessa crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade