Filmes e séries

SÉRIE EXCLUSIVA

JÁ DISPONÍVEL

Dayse vence o machismo e se consagra a primeira Masterchef Profissional

Publicado em 14/12/2016

Chegou ao fim a primeira temporada do Masterchef Profissional na madrugada de terça-feira (13) para quarta-feira (14). Paola Carosella,  Érick Jacquin e Henrique Fogaça escolheram Dayse como a grande campeã da primeira edição que reuniu 14 chefes profissionais brasileiros. O anúncio foi feito por Ana Paula Padrão ao vivo nos estúdios da Band, em São Paulo. Nesta edição, os pratos foram avaliados por pontos.

Já gravada, a prova final começou com os depoimentos da apresentadora Ana Paula Padrão e dos jurados, analisando de forma geral a temporada e os finalistas, Dayse e Marcelo.

Acompanhados pelos ex-participantes do programa e familiares, os finalistas prepararam oito porções em uma prova de 4h30, dividida em duas partes. Os dois passaram por problemas na primeira parte da prova, gerando tensão em todos.

Nas redes sociais, Dário chegou a ficar entre os assuntos mais comentados do Twitter. Porém, os comentários eram negativos contra o ex-participante. As críticas também sobraram para Ivo, ex-chefe da Dayse, e Fádia.

Tanto Dayse quanto Marcelo foram excessivamente elogiados pelos jurados na prova final. As preparações foram classificadas pelos profissionais como “impecáveis” e “perfeitas”.

A edição final do Masterchef Profissionais, como na versão original, foi excessivamente arrastada, tendo mais de duas horas de duração: a atração começou pontualmente às 22h30 e terminou às 1h18.

Ana Paula Padrão fez discurso emocionado (Band/Divulgação)
Ana Paula Padrão fez discurso emocionado (Band/Divulgação)

Antes de anunciar o grande vencedor, na edição gravada, Ana Paula Padrão fez um discurso emocionado agradecendo aos participantes e aos jurados, chamando toda a equipe de “família”. Os jurados também discursaram emocionados.

“Eu me senti em um restaurante. E não numa televisão”, disse Érick Jacquin, em uma das ocasiões completamente emocionado.

Vítima de machismo, Dayse foi a grande protagonista do Masterchef Profissionais (Band/Divulgação)
Vítima de machismo, Dayse foi a grande protagonista do Masterchef Profissionais (Band/Divulgação)

O protagonismo de Dayse: a vitória sobre o machismo

De todas as surpresas, Dayse surpreendeu ao longo do programa. Os participantes, sem exceção, duvidaram das técnicas da participante, que cresceu e chegou a eliminar o ex-chefe Ivo, que a mandou “varrer o chão” em um dos episódios, gerando uma enorme polêmica na internet.

Além dos ataques e descréditos dos participantes, atribuídos ao machismo, em relação a Dayse, a forma irreverente e engraçada que a participante lidava com as situações conquistou o apelo popular, virando na maioria das vezes memes nas redes sociais.

Artista fez homenagem a Dayse após ser vítima de machismo (Reprodução)
Artista fez homenagem a Dayse após ser vítima de machismo (Reprodução)

Mais do que ganhar a primeira edição do primeiro Mastechef Profissionais, Dayse venceu o machismo na cozinha, eliminando participantes, homens, que duvidaram de sua capacidade e técnicas. Ana Paula Padrão chegou a comentar sobre o “ambiente machista”. “Você escolheu uma profissão que ainda é dominada por homens […] Você não está aqui por ser mulher, mas por ser boa cozinheira. […] Não julgamos gênero, cor, avaliamos pratos”, complementou Paola. Dayse agradou não porque tinha apelo popular (o que geralmente define o vencedores em reality-shows como Big Brother Brasil e A Fazenda), por ter sofrido ataques do ex-chefe e torcida de ex-participantes, mas, principalmente, agradou o paladar dos jurados.

Marcelo, com suas invencionices, também se destacou na temporada (Divulgação/Band)
Marcelo, com suas invencionices, também se destacou na temporada (Divulgação/Band)

Marcelo: o “invencionista” imperativo

Marcelo, com jeitão agitado e imperativo, esteve na final merecidamente. Diferente da Dayse, que apostou na maioria das vezes no clássico, o participante surpreendeu com suas invencionices, ou melhor, contemporaneidades na cozinha – algumas ficaram completamente sem conexão, segundo o paladar dos jurados.

Nesta final, Marcelo ousou ainda mais apostando na gastronomia contemporânea e em suas invencionices. E acertou: os pratos do participante foram bastantes elogiados.

Declarações “formuladas?”

Pareceu formuladas as declarações dos jurados na edição ao vivo. Por diversas vezes, Henrique Fogaça parecia estar ouvindo as declarações de um ponto eletrônico. Paola Carosella Erick Jacquin foram os mais “naturais”.

Audiência

Ainda sem dados confirmados, Mastechef Profissionais permaneceu em terceiro lugar durante a sua exibição. Em alguns momentos, a atração chegou alcançar 7 pontos no Rio de Janeiro, índice raro da Band conquistar na cidade carioca.

Inscrições abertas

O formato do reality-culinário, pelo menos para a Band, não terá descanso. A emissora confirmou a próxima temporada de Masterchef Brasil, versão para anônimos, para o ano que vem. As inscrições já estão abertas!

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade