Abriu o jogo!

Racismo e salário menor: Danni Suzuki expõe perrengues na TV Globo

Atriz afirmou que ganhava menos que os colegas justamente por ser japonesa

Publicado em 14/11/2023

A atriz, apresentadora e diretora Danni Suzuki, de 46 anos, concedeu uma entrevista ao podcast Tá Benito, apresentado por Isabele Benito, onde deu mais detalhes sobre sua carreira como atriz na década de 2000 na TV Globo.

Ela, que estreou como atriz na novela Uga Uga (2000), revelou que tinha o menor salário em comparação aos outros colegas de profissão justamente por ser japonesa. Ela também relatou ter tido dificuldades em ser escalada para novos papéis.

“Meu salário era menor que o de todo mundo do elenco, porque eu era japonesa. E eles não tinham o menor problema de falar isso para mim”, iniciou ela.

“Toda vez que eu ia negociar salário, eles falavam assim: ‘Danni, não sabemos quando você vai trabalhar de novo, o seu perfil não é um perfil escalado’. Mas eu nunca tive nem férias, né?”, revelou Danni Suzuki.

A atriz, inclusive, relatou que na época, a pauta sobre racismo não era levada a sério. “[Os colegas] sabiam, mas na época não tinha essa história: ‘isso é racismo’. (…) Tanto que até hoje as mulheres ganham menos”.

“Agora que isso está mudando. Além de eu ser mulher, eu era japonesa… Hoje eu sei que isso era uma questão [racismo]. Na época, imagina! Isso era absolutamente normal. Então, qual era meu trabalho? Cavar novos trabalhos que não fossem para japonesa”, afirmou Danni Suzuki.