Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Vira onça?

Da ficção para a realidade: Mineira recebe o nome de Juma em homenagem à novela Pantanal

Pai de farmacêutica é fã de trabalho de Cristiana Oliveira, protagonista da primeira versão da trama

Publicado em 02/05/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Desde os anos de 1970, as novelas inspiram tendências: roupas, bordões, comidas e até mesmo nomes de bebês. Atualmente no fim de sua reprise, ‘O Clone’ foi um marco nos anos 2000 e desde então “Não é brinquedo não” e “Cada mergulho é um flash” tornaram ditados populares.

Na mesma época, 5.983 meninas foram registradas com o nome de Jade, a protagonista. Já Pantanal teve sua primeira exibição em 1990 e 368 Jumas nasceram. Uma delas é a farmacêutica mineira, Juma Fortunato, de 29 anos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

À época da novela, ela ainda não era nascida, porém, seu pai era um grande apreciador do trabalho da primeira Juma, a atriz Cristiana Oliveira: “Recebi esse nome por causa da novela. Meu pai tinha assistido a Pantanal e gostado bastante. Inclusive, ele está vendo essa nova versão agora. Aí, quando eu nasci, decidiram colocar o meu nome de Juma”.

Além disso, o pai é um apreciador da natureza e Juma divide a paixão com o pai e com a protagonista da novela: “Igual os meus pais, eu acampei, já pesquei, faço trilha e pedalo no mato… esse contato com a natureza, que eu sempre tive, acho que é a única semelhança”, disse a farmacêutica, em entrevista ao Jornal O Tempo.

Em comum com a protagonista da novela, a Juma mineira diz que tinha um gênio difícil quando era criança e sempre ouvia piadas com o poder de ‘virar o bicho’: “Eu era muito brava quando criança, e aí eu escutava em casa ‘nossa, vai virar onça’. Sempre teve essa brincadeira”.

De acordo com a Veja São Paulo, desde que as novelas se popularizaram, é comum que um ‘boom’ de nomes inspirados em novelas aconteça. No site do IBGE é possível estudar esse fenômeno. Já falamos sobre Jade e Juma, mas Dara também foi um nome que teve uma explosão devido à novela ‘Explode Coração’ e Igor, seu par romântico também foi homenageado: no ano de exibição da novela foram de 30 000 para 130 000 meninos.

Seu nome foi ou você tem vontade de dar nome ao seu filho inspirado em alguma novela? Conte aqui nos comentários!

Juma Fortunado ganhou nome inspirado em Novela dos anos 90

Não deixe de conferir mais conteúdos da colunista no Observatório da TV!

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....