SEGUNDA EDIÇÃO

Saiba como será a segunda edição do Especial Falas Negras, da Globo

Especial vai mostrar o impacto do racismo estrutural no mercado de trabalho, por meio de cinco personagens

Publicado em 18/10/2021

Especial que deu origem ao Projeto Identidade, Falas Negras terá uma segunda edição na Globo, também exibida em 20 de novembro, dia da Consciência Negra. A proposta do programa é traçar um paralelo entre passado, presente e futuro para contar a história dos negros e discutir o racismo estrutural, mas haverá diferenças em relação ao conteúdo apresentado no ano passado. A cantora Alcione, em companhia de Caio Prado, fará uma performance da música “Eu não sou Seu Negro Não”.

O ponto alto do especial será uma surpresa para os personagens: todos serão convidados para uma experiência que vai proporcionar-lhes emponderamento, valorização e plenitude.

Falas Negras mostrará a rotina de cinco pessoas: uma médica, uma professora, uma empreendedora, um garoto que faz entregas e um pedreiro. Eles retratam toda a diversidade religiosa, etária e cultural que ajuda a construir o mosaico da população negra.

Racismo Estrutural

Antes de apresentar os cinco personagens, o especial começará com um experimento social, no qual pessoas serão convidadas a descrever profissionais de múltiplas áreas para um desenhista. De acordo com o plano comercial, os resultados vão ratificar os “pré-conceitos que existem na sociedade”, como por exemplo, o de que um gari é sempre preto e o CEO de uma empresa, branco. Em seguida, dados estatísticos ajudarão a dimensionar o exato impacto do racismo estrutural no mercado de trabalho.

Falas Negras vai ao ar em 20 de Novembro, sábado, após Um Lugar ao Sol. Ao longo deste ano, a Globo já exibiu outros especiais como Falas da Terra, Falas de Orgulho e Falas da Vida, que deram voz e visibilidade para parcelas da população que costumam ser marginalizadas pela sociedade.

Gostou deste texto? Siga-me no Twitter

Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade