Faustão na Xuxa e adeus de Zico: como era a TV na estreia de Top Gun na Globo

O filme foi exibido pela primeira vez na TV em 1989, na Tela Quente

Publicado em 11/09/2021 12:57
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A Globo exibe, na tarde deste sábado (11) o clássico Top Gun: Ases Indomáveis, na Sessão de Sábado. Protagonizado por Tom Cruise. a produção alcançou a maior bilheteria mundial em 1986, quando chegou aos cinemas. Três anos depois, fez sua estreia na TV aberta na Tela Quente de 27 de março de 1989.

O filme, que eternizou a canção Take My Breat Away, conta a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), que sonha em se tornar piloto de caça. Na Academia Aérea, ele se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura 

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Naquele dia, a programação das emissoras reservou outras surpresas ao telespectador: Faustão invadiu o Xou da Xuxa (1986-1992) no aniversário da apresentadora. À tarde, Globo e Band mostraram o amistoso que marcou a despedida de Zico da seleção brasileira. Veja todos os destaques:

Xou da Xuxa

Na manhã de 27 de março de 1989, os baixinhos que estavam na frente da televisão assistiram a uma edição especial do Xou da Xuxa, toda dedicada a celebrar os 26 anos da apresentadora. No início do programa, Xuxa é pega de surpresa com um musical de Amanda Acosta, que fazia parte do grupo infantil Trem da Alegria.

Logo em seguida, Fausto Silva invadiu o palco da atração, em retribuição ao gesto de Xuxa, que esteve na estreia do Domingão do Faustão (1989-2021) no dia anterior. Com seu humor habitual, ele disparou frases como: “A Dona Marlene [Mattos] faz mais surpresas do que caneta na mão de ministro”.

Duas reprises á tarde

Antes do Vídeo Show (1983 – 2019) diário, que começou em 1994, o Vale a Pena Ver de Novo era colado no Jornal Hoje, por volta das 13h30. Naquele dia, o público acompanhava a exibição de A Gata Comeu (1986), de Ivani Ribeiro, em sua primeira passagem pela faixa de reprises.

No primeiro semestre de 1989, a TV Globo reapresentava, em caráter excepcional, uma segunda história na período vespertino. Temporariamente, na Sessão Aventura, as séries deram lugar à primeira versão de Guerra dos Sexos (1983), escrita por Silvio de Abreu.

Zico se despede da seleção

Não é de hoje que a Globo suspende a Sessão da Tarde sempre que há algum evento esportivo. E foi o que aconteceu em 27 de março, dia em que a Globo transmitiu a partida entre Brasil e o Resto do Mundo. O amistoso marcou a despedida de Zico da seleção. Faltou, no entanto, combinar a festa com os visitantes, já que eles levaram a melhor por 2 a 1.

O horário nobre

No horário nobre, as novelas das seis e das sete – respectivamente, Vida Nova e Que Rei Sou Eu? – eram coladas, uma vez que as notícias locais antecediam o Jornal Nacional. Às 20h30, o público acompanhava a saga de Sassá Mutema (Lima Duarte) em O Salvador da Pátria, atualmente em reprise no Canal Viva,

No SBT

A criançada que sintonizava no SBT tinha várias opções: eram exibidos, em sequência, os infantis de Sérgio Mallandro, Simony, Bozo e Mara Maravilha, que juntos, preenchiam toda a grade da manhã e tarde. Chaves já era um curinga, com duas exibições: ao 12h30 e 19h50.

À noite, mais diversão: Tom e Jerry entregava diretamente para o Veja o Gordo, humorístico de Jô Soares que concorria diretamente com Top Gun na Globo. Um pouco mais cedo, Bóris Casoy apresentava as notícias do dia no TJ Brasil.

Gostou deste texto? Siga-me no Twitter

Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio