HISTÓRIA DA TV

Faustão na Xuxa e adeus de Zico: como era a TV na estreia de Top Gun na Globo

O filme foi exibido pela primeira vez na TV em 1989, na Tela Quente

Publicado em 11/09/2021

A Globo exibe, na tarde deste sábado (11) o clássico Top Gun: Ases Indomáveis, na Sessão de Sábado. Protagonizado por Tom Cruise. a produção alcançou a maior bilheteria mundial em 1986, quando chegou aos cinemas. Três anos depois, fez sua estreia na TV aberta na Tela Quente de 27 de março de 1989.

O filme, que eternizou a canção Take My Breat Away, conta a história de Pete “Maverick” Mitchell (Tom Cruise), que sonha em se tornar piloto de caça. Na Academia Aérea, ele se envolve com Charlotte Blackwood (Kelly McGillis), uma bela mulher, e enfrenta um competidor à sua altura 

Naquele dia, a programação das emissoras reservou outras surpresas ao telespectador: Faustão invadiu o Xou da Xuxa (1986-1992) no aniversário da apresentadora. À tarde, Globo e Band mostraram o amistoso que marcou a despedida de Zico da seleção brasileira. Veja todos os destaques:

Xou da Xuxa

Na manhã de 27 de março de 1989, os baixinhos que estavam na frente da televisão assistiram a uma edição especial do Xou da Xuxa, toda dedicada a celebrar os 26 anos da apresentadora. No início do programa, Xuxa é pega de surpresa com um musical de Amanda Acosta, que fazia parte do grupo infantil Trem da Alegria.

Logo em seguida, Fausto Silva invadiu o palco da atração, em retribuição ao gesto de Xuxa, que esteve na estreia do Domingão do Faustão (1989-2021) no dia anterior. Com seu humor habitual, ele disparou frases como: “A Dona Marlene [Mattos] faz mais surpresas do que caneta na mão de ministro”.

Duas reprises á tarde

Antes do Vídeo Show (1983 – 2019) diário, que começou em 1994, o Vale a Pena Ver de Novo era colado no Jornal Hoje, por volta das 13h30. Naquele dia, o público acompanhava a exibição de A Gata Comeu (1986), de Ivani Ribeiro, em sua primeira passagem pela faixa de reprises.

No primeiro semestre de 1989, a TV Globo reapresentava, em caráter excepcional, uma segunda história na período vespertino. Temporariamente, na Sessão Aventura, as séries deram lugar à primeira versão de Guerra dos Sexos (1983), escrita por Silvio de Abreu.

Zico se despede da seleção

Não é de hoje que a Globo suspende a Sessão da Tarde sempre que há algum evento esportivo. E foi o que aconteceu em 27 de março, dia em que a Globo transmitiu a partida entre Brasil e o Resto do Mundo. O amistoso marcou a despedida de Zico da seleção. Faltou, no entanto, combinar a festa com os visitantes, já que eles levaram a melhor por 2 a 1.

O horário nobre

No horário nobre, as novelas das seis e das sete – respectivamente, Vida Nova e Que Rei Sou Eu? – eram coladas, uma vez que as notícias locais antecediam o Jornal Nacional. Às 20h30, o público acompanhava a saga de Sassá Mutema (Lima Duarte) em O Salvador da Pátria, atualmente em reprise no Canal Viva,

No SBT

A criançada que sintonizava no SBT tinha várias opções: eram exibidos, em sequência, os infantis de Sérgio Mallandro, Simony, Bozo e Mara Maravilha, que juntos, preenchiam toda a grade da manhã e tarde. Chaves já era um curinga, com duas exibições: ao 12h30 e 19h50.

À noite, mais diversão: Tom e Jerry entregava diretamente para o Veja o Gordo, humorístico de Jô Soares que concorria diretamente com Top Gun na Globo. Um pouco mais cedo, Bóris Casoy apresentava as notícias do dia no TJ Brasil.

Gostou deste texto? Siga-me no Twitter

Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade