Afinal, de quem é a culpa pelo vexame de Fernanda Gentil?

Zig Zag Arena engrossa lista de insucessos da loira. Mas, afinal das contas, há explicação para o desempenho ruim?

Publicado em 14/11/2021 19:30
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os índices de audiência atestaram: não bastasse ter se tornado freguês de Celso Portiolli e seu Domingo Legal, o Zig Zag Arena, de Fernanda Gentil, sofreu nas mãos da Band no domingo (14), que teve um desempenho histórico com a transmissão do Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. A gincana chegou a deixar a Globo em um atípico – porém absolutamente incômodo – quarto lugar na audiência.

Mas, afinal de contas, por que será que nenhum dos projetos que ela capitaneou no entretenimento deu certo? Com uma carreira em ascensão no jornalismo, ela seguiu os passos de outros colegas que fizeram essa transição, com sucesso, como foram os casos de Tiago Leifert e Fátima Bernardes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Programas fracos

Com mais um fracasso em seu currículo, parece inegável que Fernanda tem um toque de “zica”. É bem verdade que todas as atrações para as quais ela foi escalada têm sérios problemas de concepção. Grande aposta da Globo para bater de frente com A Hora da Venenosa, a fase diária do Se Joga era repleta de games desinteressantes e foi engolida por Fabíola Reipert e sua cobra de pelúcia.

A fase semanal, por sua vez, foi criticada por ser uma cópia mal feita do extinto Vídeo Show (1983-2019). Sem personalidade própria, a atração reciclou quadros que marcaram época no clássico programa sobre os bastidores da TV. No Zig Zag Arena, as provas são atropeladas e faltam elementos que cativem o telespectador a torcer para uma das equipes. Pouco adiantou a embalagem linda – a arena, de fato, enche os olhos – se a dinâmica deixa a desejar.

Rejeição do público

A TV Globo é culpada pelo insucesso de Fernanda Gentil? Sim, mas não é a única. Também é evidente que há uma rejeição à própria apresentadora. A loira passa do ponto e soa caricata ao tentar ser engraçada quase que o tempo todo. Um exemplo básico: toda vez que se refere à cantora Sandy. ela a trata como San, para reforçar que são amigas íntimas. Cansa!

O fato é, que depois de três tentativas frustradas, ó desgaste na imagem de Fernanda Gentil pode ser irreversível. Tanto para ela quanto para a Globo, o melhor é que o Zig Zag Arena tenha sua temporada abreviada. E que Fernanda Gentil tire longas férias e aproveite esse período para repensar a carreira, considerando até uma volta ao esporte, área em que despontou e se sobressaiu.

Mas aqui há um novo problema: a líder de audiência tem dificuldade para reconhecer e admitir seus próprios fracassos; Sempre coloca em prática uma operação salvamento, na tentativa de fazer com que os lançamentos caiam na boca do povo. Mas, neste caso, a primeira – e derradeira – temporada de Zig Zag Arena já está toda gravada, o que dificulta mudanças bruscas. Insistir no erro pode causar um prejuízo de dimensões incalculáveis.

Gostou deste texto? Siga-me no Twitter

Leia outros textos de autoria de Piero Vergílio

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio