Revanche

Vingança? Globo noticia fracasso de Faustão na Band dois anos após troca de emissora

Apresentador, que deixou seu programa após 1 ano e meio, saiu da rede carioca sem direito a despedida

Publicado em 18/05/2023

A saída de Faustão de seu programa na Band foi noticiada pelos principais portais sobre televisão e entretenimento, inclusive a própria emissora, que gerou conteúdo a partir do comunicado oficial enviado à imprensa. A cobertura mais surpreendente, no entanto, veio de uma velha conhecida do apresentador: a Globo.

Fausto Silva voltou a ser assunto na rede carioca, agora pelo fracasso de seu primeiro projeto na TV após deixar o Domingão pela porta dos fundos. O conteúdo publicado pelo portal jornalístico G1, pertencente ao mesmo grupo da emissora, destaca a trajetória do programa Faustão na Band, comandado pelo apresentador durante 1 ano e meio ao lado de seu filho, João Guilherme, e da ex-global Anne Lottermann.

A reportagem, meramente informativa, reproduz o posicionamento da Band, que será reproduzido pela coluna no final deste texto. A saída de Faustão de seu programa também estampou a capa da Globo.com.

Embora a intenção seja atrair engajamento e cliques, principal (e mais nociva) moeda da produção de conteúdo na internet, o G1 representa a Globo em um ato indireto de vingança. Emissora e apresentador encerraram a parceria de 32 anos em litígio e falta de consideração.

Com seu Domingão, Fausto Silva conseguiu reinar no único dia da semana em que a Globo não dominava a audiência. Entretanto, não mereceu despedida no ar. Cruel, o canal aproveitou um problema de saúde do apresentador para enxotá-lo da programação. As únicas citações no ar vieram de amigos como Boninho, Galvão Bueno, Tiago Leifert (que o substituiu) e Luciano Huck, atual titular dos domingos.

O adeus, programado para o fim de 2021, foi abreviado em abril, quando a Band “furou” a confidencialidade e confirmou o retorno de Faustão. A Globo, incomodada, retirou-o imediatamente do ar, durante sua internação, para não divulgá-lo na concorrência.

Leia abaixo o comunicado da Band sobre a saída de Fausto Silva do programa Faustão na Band:

Em comum acordo com a Band, o apresentador Fausto Silva deixará o programa diário no segundo semestre. Ao sair, Faustão terá comandado com competência e profissionalismo as noites da Band por um ano e meio. O “Faustão na Band”, com mais de 700 horas de programação, 350 edições e a participação dos maiores nomes da classe artística do Brasil, trouxe alegria, diversão e informação para milhões de famílias brasileiras. A Band seguirá investindo nesta faixa de entretenimento com atrações diárias e novidades que serão anunciadas em breve.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.