Luto

Triste coincidência: Globo exibe Homens de Preto 3 no dia da morte do dublador principal

Vítima da Covid-19, Júlio Chaves emprestou sua voz a Tommy Lee Jones e Mel Gibson

Publicado em 10/08/2021

A Globo levou ao ar nesta terça-feira (10), na Sessão da Tarde, MIB – Homens de Preto 3 (2012). O que deveria ser uma exibição corriqueira, no entanto, se transformou em homenagem. Por uma triste coincidência, no mesmo dia, morreu o dublador principal do longa-metragem: Júlio Chaves, vítima de Covid-19 aos 76 anos.

Um dos dubladores mais conhecidos do Brasil, com cinco décadas de profissão, Júlio interpretou Agente K, personagem de Tommy Lee Jones, nos três filmes da sequência e também na série animada. Nas redes sociais, colegas e fãs se despediram do artista enquanto Homens de Preto 3 era exibido na TV.

Além de Tommy Lee Jones, Júlio Chaves era a voz brasileira oficial de Mel Gibson, em clássicos como Mad Max, Máquina Mortífera e O Patriota; e Andy Garcia, em sucessos como a franquia Onze Homens e Um Segredo. Em outra sequência famosa, Harry Potter, o dublador emprestou sua voz ao ator Richard Griffiths, tio do bruxo protagonista.

Entre os trabalhos mais marcantes de Júlio no cinema, está outra presença frequente na Sessão da Tarde: a animação Procurando Nemo, em que emocionou o público como Marlin, pai do peixinho.

Júlio também dublou animes e novelas como a trama mexicana Rebelde, exibida pelo SBT, em que interpretou Franco Colucci (Juan Ferrara), pai da protagonista Mia Colucci (Anahi).

Um de seus últimos papéis foi como protagonista do filme Meu Pai, vencedor de duas estatuetas do Oscar em 2021, incluindo a de melhor ator para Anthony Hopkins.

A morte de Júlio Chaves aumenta o luto na dublagem brasileira em 2021, que na última semana perdeu Orlando Drummond e Mário Monjardim Confira a repercussão da morte do dublador:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade