Filmes e séries

NOVA TEMPORADA

JÁ DISPONÍVEL

Exclusivo

Ricardo Corte Real se emociona com tributo inédito à Família Trapo no teatro: “Está atualíssimo”

Remanescente de sucesso da Record nos anos 60, ator aprova homenagem dirigida por Dalila de Nóbrega

Publicado em 28/09/2023

A sessão única de Família Trapo no Teatro Gazeta, em São Paulo, na última quarta-feira (27), contou com uma presença ilustre na plateia: Ricardo Corte Real, remanescente do programa exibido pela Record nos anos 60, se emocionou ao assistir à homenagem da Companhia Brasileira de Comédia, liderada por Dalila de Nóbrega, neta de um dos criadores do humorístico, Carlos Alberto de Nóbrega.

No espetáculo, que mesclou documentário e peça teatral, Dalila e seu elenco explicaram a importância da Família Trapo e listou o elenco original. O cenário continha quadros gigantes com fotos de cada personagem, incluindo Sócrates, papel de Ricardo. A diretora, ao observar Corte Real no auditório, se assustou de felicidade e o anunciou para todo o público. Ovacionado, o ator levantou-se e agradeceu o carinho acenando para os espectadores.

Na sequência, o grupo encenou um dos dois episódios de Família Trapo disponíveis na internet: A Morte do Bronco, em que a família finge que o cunhado folgado morreu para apavorá-lo. Todo o acervo da série, exibida entre 1967 e 1971, foi destruído em um incêndio. O outro episódio que se salvou é o da clássica participação de Pelé.

Também assistiram à peça humoristas como Saulo Laranjeira e Tuca Graça, de A Praça É Nossa. Marcelo de Nóbrega, diretor da Praça e pai de Dalila, fez questão de ver o trabalho da filha mesmo após horas de gravação no SBT. Ao final da encenação, Ricardo Corte Real se uniu ao público e aplaudiu de pé o tributo à Família Trapo.

“Eles fizeram muito bem, foi uma delícia. É bárbaro porque é antigo e, ao mesmo tempo, atualíssimo. As famílias continuam iguais!”, elogiou Ricardo Corte Real em entrevista à coluna. Emocionado, ele se lembrou de como Ronald Golias o chamava na série: “‘Canalhinha!’ (risos) Faltou o ‘anão mardito’! Foi uma delícia ver de novo! E todos os atores muito bons, todo mundo com tesão de fazer a coisa. Isso é insuperável, é a mágica!”.

Dalila de Nóbrega revelou que, mesmo tendo chamado Corte Real, não imaginava vê-lo na plateia de seu espetáculo: “Eu o convidei, mas esperava receber um grande e inesperado presente se ele viesse. Não contava com isso para não me decepcionar. Fiquei muito feliz! Foi um presente. Quando contei, o elenco pirou!”. Ricardo agradeceu a neta de Carlos Alberto: “Estou muito feliz por ter vindo!”.

Curiosamente, coube a uma atriz interpretar o papel de Sócrates: Carol Garcia. “Foi um desafio, mas tive a dádiva de ser a única do elenco a ter contato com um ator do elenco original, o Ricardo. Ele me deu dicas e eu me segurei para não chorar. Uma curiosidade é que o Ricardo tinha 16 anos na Família Trapo e eu também tenho 16. Foi muito especial!”, comemora.

Carol só descobriu Família Trapo por causa da homenagem e ficou irreconhecível com peruca e óculos escuros para dar vida a Sócrates. Outros detalhes do figurino saíram do guarda-roupa da atriz e de sua família.

“A blusa foi do meu irmão que mora em outro país, então também foi uma homenagem a ele. A bermuda era uma calça feminina que cortamos. E a chuteira é minha, mas não jogo futebol. É que odeio sapatilha e só uso tênis, mas sou péssima nos esportes. Foi um desafio fazer o Sócrates [apaixonado por futebol] também por isso!”, contou a atriz à coluna.

Carol Garcia e Ricardo Corte Real em Família Trapo
Carol Garcia e Ricardo Corte Real em Família Trapo

Confira a ficha técnica completa da montagem inédita de Família Trapo:

Adaptação de roteiro, Texto original e Direção: Dalila de Nóbrega

Elenco:
Gustavo Ramos – Carlos Bronco Dinossauro
Mônica Mello – Helena Trapo
Lucival Almeida – Peppino Trapo
Gabriel Titte – Mordomo Gordon
Giovanna Valentino – Verinha Trapo
Carol Garcia – Sócrates Trapo
Gabriela Belluz – Miss Bonge
Thaís Moreira – Leia Pavão
Arthur Moreira – Stand-in

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

© 2023 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade