Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Exclusivo

Poliana Moça: SBT cancela testes de Covid e gera pânico em elenco após novo surto da doença

Inconformados, atores pressionam alta cúpula para retomar exames; emissora se pronuncia

Publicado em 15/06/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O clima de terror se instaurou nos bastidores de Poliana Moça nas últimas semanas. Atores da novela do SBT estão inconformados com o cancelamento dos testes de Covid-19 e pressionam alta cúpula para retomar os exames. Desde maio, o canal de Silvio Santos suspendeu as testagens para detectar o vírus e tem gerado preocupação em quase todo o elenco. A emissora alega que a vacinação é suficiente para proteger seus funcionários.

A coluna apurou que atores de Poliana Moça se reúnem com frequência para tomar atitudes em relação ao descaso do SBT com relação aos testes. Eles se sentem completamente inseguros contracenando com quem não foi examinado e tentam se distanciar durante as gravações, em vão. A interrupção das testagens não atinge outros setores da casa, como o Programa Silvio Santos, porém a circulação livre do vírus nas dependências da emissora colocam em risco a saúde do apresentador de 91 anos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

O aumento no número de casos em São Paulo e a paralisação de novelas da Globo em decorrência do novo surto da doença serviram como alerta para o elenco. A gota d’água foi o caso de uma atriz (de quem a coluna irá preservar a identidade) que contraiu o vírus e, sem saber que estava infectada, trabalhou normalmente. Somente após a gravação ela descobriu que seu teste havia dado positivo para Covid.

Entre os atores de Poliana Moça, há idosos, obesos e cardiopatas, entre outras pessoas pertencentes ao grupo de risco para a síndrome viral. Além disso, o elenco mirim conta com pais e responsáveis das crianças. Mesmo com todas as doses em dia, é possível se infectar e apresentar sintomas. Atores com comorbidades temem por complicações graves que possam impossibilitá-los de trabalhar.

Com boa frente, o SBT exibe capítulos finalizados antes da suspensão dos testes, mas os constantes diagnósticos positivos têm atrasado as gravações, que precisaram ser reordenadas com atores sem sintomas da doença. A novela começou a ser produzida no início de 2020, mas o material foi descartado em razão da pandemia. Na retomada, em agosto de 2021, o elenco mirim cresceu e seria impossível reaproveitar o que havia sido gravado.

Indignados, os atores de Poliana Moça acionaram o SATED-SP (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de São Paulo). O presidente da entidade, Dorberto Carvalho, visitou o SBT na última semana e buscou explicações para o cancelamento dos testes de Covid.

“Estive lá presencialmente, falei com a pessoa responsável pela segurança do trabalho, responsável pela saúde dos funcionários, que disse ter retirado por uma questão de custos. Depois, enviamos um pedido de esclarecimento pelo nosso departamento jurídico, mas não foi satisfatório. Falaram que era uma loucura quererem fazer testes todos os dias. Loucura é retirar o teste de Covid no recrudescimento dos casos! Não há produção audiovisual sem teste. Vamos começar a denunciar na imprensa”, afirma o chefe da categoria à coluna. Uma nova visita à emissora está prevista para esta quinta.

Procurado pela coluna, o SBT respondeu que os testes foram interrompidos por causa da imunização e que “sempre existe a possibilidade” de paralisar as gravações de Poliana Moça se os casos positivos aumentarem consideravelmente.

“O SBT manteve a testagem até o final de maio por entender que a vacinação oferece a proteção adequada. As máscaras sempre são recomendadas para todos os colaboradores. Por enquanto, não se pretende voltar a testagem. As pessoas estão com a vacinação em dia, alguns até com quatro doses”, explicou a emissora. A assessoria de imprensa, em seguida, enviou um complemento à primeira resposta. Leia abaixo:

“O SBT entende que a conscientização quanto à importância da vacinação é fundamental como forma de prevenção às formas graves da Covid-19, tendo reforçado constantemente esse ponto junto ao seu público interno. A empresa permanece em constante monitoramento e ajustes necessários de suas ações de prevenção, acompanhando os impactos da Covid e, tendo por princípio manter um ambiente de trabalho seguro e saudável”.

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....