Mais do que você gosta.
Assine o Star+
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Análise

Opinião: Silvio Santos já apareceu sem esposa e sem cabelos, mas não pode aparecer sem dentes

Foto do "Homem-Sorriso" sem o objeto do apelido é censurada

Publicado em 17/03/2022
Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

(Atualização: O SBT censurou a publicação da foto de Silvio Santos nesta coluna às 15h46; porém, em razão da publicação da foto pelo portal UOL, às 18h06, a coluna republicou a imagem às 22h32)

Silvio Santos construiu um “mito” quase intransponível sobre ele. Durante décadas, vestiu a fantasia de apresentador e homem público misterioso, que fala tanto quanto se esconde. Sua voz, seu sorriso e seu carisma encantam o público, que, inebriado, protege a todo custo o “mito”, ainda que quem o ameace quebrar esteja dentro da família ou seja até mesmo o próprio apresentador. Cada vez mais humano, Senor Abravanel sofre com o personagem Silvio Santos.

Continua depois da publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Aconteceu na última sexta-feira. Silvio Santos recebeu em sua casa de férias, em Orlando (EUA), uma chef de cozinha amiga de Rebeca Abravanel. A filha “número 5” tirou uma foto da convidada ao lado do comunicador e de sua mulher, Íris Abravanel. A imagem repercutiu mal entre os fãs e dentro do SBT por um motivo: Silvio está sem dentes.

A chef Karloca Fonseca com Silvio Santos e Íris Abravanel em Orlando (Reprodução/Instagram)

LEIA MAIS TEXTOS DESTE COLUNISTA

Sabrina Sato deixa Record para comandar Saia Justa no GNT e pavimenta volta à Globo como estrela
Sem bailarinas do Faustão, Luciano Huck reduz Dança dos Famosos a “dancinha” do TikTok
Globo não chama cantor de Pantanal para remake e caça música de abertura no YouTube

Não é possível certificar se o apresentador, que usa implante dentário, estava sem sua prótese ou se foi o ângulo da foto. Assim que a imagem repercutiu na imprensa, o estafe de Silvio ordenou que fosse apagada dos sites e das redes sociais. Atacada pelo fã-clube do “patrão”, a chef de cozinha arquivou a publicação com tristeza, porque não foi sua intenção mostrar o ídolo sem dentes.

O esforço de preservar o dono do SBT é mais uma tentativa furada de proteger o maior patrimônio dele, que sustenta milhares de famílias no Brasil: o “mito”. O “Homem-Sorriso da TV”, um dos apelidos do comunicador, não pode aparecer sem dentes. A imagem, chocante (e, por isso, censurada pela emissora), desfaz toda a construção da imagem de Silvio. No lugar do terno com o microfone na gravata, um pijama; os cabelos bem ajeitados por Jassa estão desarrumados e grisalhos. O sorriso, pois bem, é oco.

Este é o Silvio que não aparece na TV, que não vende perfumes da Jequiti ou carnês do Baú da Felicidade. Este é o Silvio que aceita posar com a amiga da filha em condições absolutamente… humanas. Sim, ele é humano. Um ser humano de 91 anos que decidiu também expor seus erros como Silvio, e não Senor, gerando indignação do público por atos como perguntar a uma criança se ela prefere “sexo, poder ou dinheiro” (a Justiça o condenou por isso). Ele escolheu desconstruir o “mito”, embora seus “protetores” não aceitem este fato.

Em uma das únicas vezes em que se “despiu” na TV e falou abertamente sobre toda sua vida, Silvio Santos admitiu arrependimento por ter escondido seu casamento para posar de solteiro. Maria Aparecida Vieira Abravanel, a Cidinha, mãe biológica de Cintia e mãe adotiva de Silvia, morreu em 1977, vítima de câncer no estômago. Cidinha é a avó de Tiago Abravanel, que sofreu por não ter a presença do avô famoso em seus aniversários, trauma revelado no BBB 22 e transformada em piada por sua tia, Patrícia Abravanel.

“Quando eu me lembro da minha mulher que morreu e quando eu me lembro que eu dizia que era solteiro, quando eu me lembro que eu escondia as minhas filhas para poder ser o galã, para poder ser o herói, quando falo com a minha consciência, eu acho que é uma das coisas imperdoáveis que eu fiz diante da minha imaturidade. Cida morreu, Silvinha e Cintia foram discutidas: ‘São minhas filhas?’, ‘Não são minhas filhas?’, ‘Era casado ou não era casado?’. E hoje eu vejo as besteiras que eu fiz, e quando eu vejo alguém fazendo o mesmo que eu fazia eu olho e digo: ‘Meu Deus do céu, como esse homem é infeliz!’. Quando eu corria atrás de mulheres, como alguns colegas meus correm, cada dia uma, eu estava à procura de alguma coisa e não sabia o quê”

Silvio Santos, 21/2/1988

O “mito” foi construído pela inteligência de Silvio e com a conivência da imprensa, principalmente a partir da década de 1960, quando estreou seu programa de TV e tornou-se uma das maiores celebridades do país. A revista Melodias, de Plácido Manaia Nunes (criador do Troféu Imprensa), especulou em dezenas de edições a intimidade o apresentador, chegando inclusive a esconder o rosto de Cidinha Abravanel com um ponto de interrogação. Em 1971, a revista foi além e, com o aval de Silvio, o estampou na capa sem cabelo, salvando a revista com ampla vendagem.

Silvio Santos na revista Melodias (Reprodução)

Silvio Santos concordou aparecer careca e solteiro para confundir o público. Assim, construiu o “mito”. O sorriso vazio, exposto em momento íntimo, também escancarou a desconstrução do “Homem-Sorriso”. Senor virou refém de sua própria imagem, conservada por quem o rodeia inclusive com censura. O Titãs (que homenageou Silvio Santos na música Domingo, já cantou: “Jesus não tem dentes no país dos banguelas”. Até o homem mais mitológico do Brasil é, afinal, apenas um homem.

A chef Karloca Fonseca e Silvio Santos (SBT vetou exposição do rosto) (Montagem/Coluna Paulo Pacheco)

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

As informações e opiniões expressas nesta crítica são de total responsabilidade de seu autor e podem ou não refletir a opinião deste veículo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio

Deixe o seu comentário

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Publicidade
Não foi possível carregar anúncio
Publicidade
Posting....