O que aconteceu com a voz de Silvio Santos?

Telespectadores estranharam boca do apresentador em primeiro Programa Silvio Santos inédito na pandemia

Publicado em 2/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O primeiro Programa Silvio Santos inédito durante a pandemia de coronavírus foi ao ar neste domingo (1º), e o nome do apresentador figurou entre os assuntos mais comentados nas redes sociais, mas não por ter retomado sua tradicional atração após 1 ano e 7 meses. O público estranhou simplesmente as marcas registradas do “homem sorriso” da TV: sua voz e sua boca.

Com dentes aparentemente maiores e uma voz claramente mais grossa, Silvio Santos causou preocupação em muitos telespectadores. Alguns cogitaram se tratar de problema de saúde, enquanto outros pensaram ser erro de edição.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O problema da voz e da boca de Silvio Santos pode ser explicado pelo clima. O apresentador voltou a gravar seu programa no último dia 25, em meio a uma frente fria que baixou consideravelmente as temperaturas em São Paulo. Em bairros afastados do centro, os termômetros ficaram abaixo de zero.

O dono do SBT certamente sentiu o “gelo” ao sair de sua mansão no Morumbi e dirigir-se à via Anhanguera, próximo ao Pico do Jaraguá, ponto mais alto da capital paulista.

Silvio já se queixou do frio recentemente, quando participou de surpresa do podcast Papagaio Falante, de Sérgio Mallandro. Ao receber um telefonema inesperado de Otávio Mesquita, explicou por que não estava falando muito: “Está muito frio, essa inversão térmica me faz mal […] O frio me deixa um pouco afônico, essa mudança de temperatura e a umidade muito seca”.

Silvio Santos já teve problemas mais graves em sua voz. Em 1987, descobriu um problema na garganta e precisou sair do Brasil para operar as cordas vocais, voltando ao Brasil completamente afônico. Impossibilitado de voltar à TV, recorreu a reprises, desenhos e a série mexicana Chaves enquanto se recuperava.

O dono do SBT sabe que sua voz é marcante e explica parte de seu sucesso no Brasil, como falou neste TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), exibido pela emissora como um documentário sobre Silvio Santos, em 2007.

“Muitos alunos já fizeram teses a respeito do Silvio Santos. Eu acredito, mas também é uma crença, que é a voz. A voz tem alguma coisa inexplicável, porque é a voz que toca o telespectador. Quando a voz toca vocês, por alguma razão vocês acreditam que essa voz sejam carisma. Alguns especialistas, alguns estudiosos já disseram que é a minha voz. Pode ser que seja, porque muitos cantores fazem o público chorar com a voz. Eu acredito que, do carisma, é uma parte integrante a voz.”

Silvio Santos

Confira a repercussão sobre a voz de Silvio Santos no retorno de seu programa no SBT:

Siga o colunista no Twitter e no Instagram.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio