Loading cria animação em cordel para explicar Falcão e o Soldado Invernal

Canal geek usa cultura brasileira em quadro sobre produção do Disney+

Publicadohá pouco tempo
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O que Marvel e literatura de cordel têm em comum? A Loading usou o gênero literário nordestino para explicar a história de Falcão e o Soldado Invernal, minissérie com seis episódios lançada pelo Disney+. A animação foi exibida no programa Multiverso desta terça-feira (4).

“Toda terça destrinchamos o episódio da semana da série da Marvel, e o público apelidou nosso quadro de aulão. Entramos na brincadeira e, após o final da série, decidimos fazer um vídeo celebrando essa jornada junto com o seriado”, afirma à coluna Fábio Gomes, apresentador do Multiverso.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

De família paraibana, Fábio escreveu e narrou o poema (caprichando no sotaque nordestino) criado para explicar a série ambientada após Sam Wilson (Anthony Mackie) receber o escudo do Capitão América no filme Vingadores: Ultimato (2019). A ideia partiu do diretor do Multiverso, Roberto Caliman, que providenciou a animação inspirada na arte do gravurista pernambucano Gilvan Samico (1928-2013), considerado um dos mestres da xilogravura, estilo da ilustração dos livros de cordel.

“A inspiração veio de um clipe que brincava com teatro de sombras. Na hora me puxou para a arte de cordel. Com a limitação do programa remoto, pensei que valeria a pena irmos pelo caminho da animação. Fazer a galera conhecer Samico e Derlon [grafiteiro referência da xilogravura] é muito bom. Se a representação é feita com carinho, essa cultura acaba saindo enaltecida”, conta o diretor do programa.

“Adorei a ideia, pois contaríamos a história de um herói que fala muito sobre os Estados Unidos de um jeito bem brasileiro. A partir disso, estudei algumas referências de texto enquanto ele focou na parte da imagem e, junto com uma equipe incrível, criamos essa homenagem à série de uma maneira diferente”, explica Fábio.

O “aulão”, como os telespectadores batizaram o quadro, ganhou repercussão quando o Multiverso homenageou a Tupi e a MTV, antigas “donas” do sinal da Loading, em um especial sobre a série Wandavision. No “LoadingVision”, Fábio Gomes chegou a imitar Marcos Mion e recebeu a “bênção” do apresentador.

“Existe um tema em Falcão e o Soldado Invernal que é o racismo, algo que também existe na realidade brasileira. Foi legal o exercício de buscar outras referências para contar a mesma história”, avalia Caliman.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio