
Campeã do BBB 21, Juliette foi acusada de plagiar AmarElo, projeto audiovisual de Emicida vencedor do Grammy Latino em 2020 e indicado ao Emmy Internacional em 2021. O irmão e sócio do rapper, Evandro Fióti, informou que irá processar a Bauducco, que lançou na última terça-feira (17) uma campanha com a música Magia Amarela, conceitualmente idêntica à criação do astro do hip-hop brasileiro.
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A canção é uma parceria entre Juliette e a cantora Duda Beat, intérprete da abertura da novela Elas por Elas, da Globo. A agência GALERIA.ag, assina a nova campanha publicitária da Bauducco.
“Sabe apropriação e tudo aquilo que a gente discursa sobre ética? Então, esse mercado tem bem pouco. Sem criticar as artistas que inclusive admiro. Mas nosso jurídico vai trabalhar!”, avisou Fióti no Twitter, pedindo que os fãs não disseminem ódio contra Juliette e Duda Beat.
CEO da Laboratório Fantasma ao lado de Emicida, Fióti também protestou no Instagram contra o que considera roubo de propriedade intelectual: “Levamos 12 anos para ganhar um Grammy, e o trabalho que ganhamos acabou de ser roubado conceitualmente. Tem noção do ódio que isso gera?”.
O músico e empresário ainda revelou ter sido procurado pela marca para negociar os direitos de AmarElo para a campanha publicitária, porém o acordo não foi firmado.
“Essa parte é mais chocante ainda, porque a música faz parte de uma campanha de reposicionamento de uma marca. Só que essa marca negociou com a gente, mas não chegamos a um acordo tanto por cronograma quanto por prazo, como por questões financeiras também, porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que tínhamos que fazer”, afirmou.
Esta é a segunda acusação de plágio recente envonvendo Juliette. Em agosto, a cantora e finalista do BBB 20 Manu Gavassi reclamou que a vencedora do BBB 21 copiou referências de Gracinha no clipe de Quase Não Namoro, em parceria com Marina Sena.
Juliette e Duda Beat não compuseram Magia Amarela. O jingle foi escrito por Daniel Ferrera, Giana Althaus e Guga Meyra, e produzido por Marco Lima e Jards, do escritório Canetaria.
Em nota divulgada por sua assessoria de imprensa, Juliette informou que sua equipe “está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos”.
Duda Beat, em comunicado divulgado em suas redes sociais, expôs a agência contratante e revelou que o nome do produtor de AmarElo, Felipe Vassão, foi usado indevidamente pela equipe da campanha. A equipe jurídica da artista “tomará as medidas cabíveis para garantir a integridade artística e ética de sua participação na faixa”.
“Quando recebeu a letra da música para gravar, Duda e a equipe identificaram a semelhança com o conceito artístico do projeto AmarElo, de Emicida e Lab Fantasma. Porém, desde o primeiro contato entre a agência e o escritório da artista, ainda na fase de negociação, o nome de Felipe Vassão (um dos autores do projeto original e da canção AmarElo) estava citado no escopo da campanha como autor da faixa comercial (que ainda não existia e nem tinha o nome de Magia Amarela). A exclusão de Vassão do time de autores do jingle NÃO foi informada pelo cliente/agência ao longo do processo. Dessa forma, ficou entendido que havia consentimento da produção do jingle por parte dos idealizadores para o projeto original AmarElo”, diz a nota, apagada minutos depois.





Felipe Vassão, produtor musical de AmarElo, negou ter participado da campanha Magia Amarela.
Confira abaixo a íntegra do posicionamento conjunto da Bauducco e da agência GALERIA.ag, que assina a nova campanha publicitária, enviado à coluna:
A música Magia Amarela, protagonizada por Juliette e Duda Beat, foi criada para fazer parte de uma campanha de mesmo nome da Bauducco, com o objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados: família, união, encantamento e comunhão. Reforçaria ainda a assinatura utilizada nas campanhas da marca: “Um sentimento chamado Família”.
A tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação seria a mesma já usada pela marca, tanto nas embalagens como em outras campanhas e posts das redes sociais. A campanha foi concebida como um projeto amplo e integrado, nascido das fortalezas históricas da marca.
Para interpretar a música e protagonizar o videoclipe, foram considerados artistas da música brasileira e internacional. A escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha: são duas artistas que já tinham uma amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha.
Diante de questionamentos sobre o projeto e sobre as cantoras, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e seguirá dialogando com os artistas envolvidos, pelos quais manifesta total respeito e admiração. Em novas oportunidades, a marca voltará a celebrar sua cor icônica e sua mensagem de união.
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